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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANE VIEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANE VIEIRA DA SILVA
DATA: 11/04/2016
HORA: 08:00
LOCAL: PPGED
TÍTULO:

A direção escolar no ensino primário piauiense(1910 - 1947)


PALAVRAS-CHAVES:

Direção escolar; instituições escolares; História da Educação; Piauí.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

Esse trabalho tem por principal objetivo compreender o processo de constituição histórica da função da direção escolar no ensino primário piauiense entre 1910 e 1947. O recorte temporal escolhido para a análise justifica-se, em seu ponto de partida, pela instituição da Lei nº 548 de 30 de março de 1910 que reformou a Instrução Pública no Estado, e encerra-se em 1947, por se tratar do ano em que o INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos) promoveu convênio com os Estados a fim de suprir a lacuna da formação de pessoal docente e técnico para o ensino primário, através de cursos como Inspeção e Direção do Ensino Primário. A metodologia empregada para a realização do mesmo contou com pesquisas de documentos impressos e manuscritos – leis, decretos e relatórios de inspeção – e fontes hemerográficas no Arquivo Público do Piauí, site da Biblioteca Nacional e no site da Câmara dos Deputados, além de fundamentação teórica sobre o assunto investigado baseado em autores como Lopes (2001 e 2002), Brito (1996), Vidal (2006), Catroga (2009), Faria Filho (1998), Veiga (2007), Irlen Gonçalves (2006), Jorge Nagle (1974), Horta (1994), Nascimento (1994), Queiroz (2008) e Castelo Branco (2013). O analfabetismo era tido como umas das razões do atraso em que o país se encontrava e fez parte dos discursos sócio-políticos que pregavam seu fim ao longo do período em estudo. A Primeira República preconizava uma educação moderna, fato esse que se refletiu na implantação do modelo dos grupos escolares em todo país, escolas estas que se diferenciavam das demais quanto aos seus arranjos espaciais, estruturais e pedagógicos. Tal modelo previa ainda a seriação, divisão do tempo escolar e hierarquização das atividades na escola – surgindo a figura do diretor escolar, do inspetor e do porteiro - inserindo elementos de uma nova cultura escolar que permanece até os dias atuais. A direção escolar no Piauí constituiu-se como função legal a partir do Decreto nº 434 que regulamentou a Lei nº 548 no ano de 1910, dentro dos grupos escolares implantados no estado. A presença de diretores e diretoras aos poucos transformou as escolas em uma “repartição pública de verdade” (Lopes, 2001) tendo em vista, a partir dos objetivos incutidos no período, a necessidade do trabalho de organização e controle destes espaços. Os grupos escolares permaneceram como ideal no Estado Novo, embora acompanhado de outros modelos escolares, que participavam de um projeto educacional voltado para o progresso do país e enquanto instrumento de moralização, patriotismo e conformação aos princípios políticos varguistas. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 1167670 - MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM
Externo ao Programa - 2335100 - CLAUDIA CRISTINA DA SILVA FONTINELES
Externo ao Programa - 2534413 - MARLI CLEMENTINO GONCALVES
Notícia cadastrada em: 03/03/2016 16:55
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