Notícias

Banca de DEFESA: LISIANY DANTAS LOPES TEIXEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LISIANY DANTAS LOPES TEIXEIRA
DATA: 12/07/2016
HORA: 14:30
LOCAL: UFPI- Campus Petrônio Portela
TÍTULO:

 

O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E O  PROGRAMA NACIONAL DE ENSINO TÉCNICO E EMPREGO  EM TERESINA - PIAUÍ: CONTRIBUEM PARA A AUTONOMIA DE  MULHERES DO BAIRRO SANTO ANTÔNIO?


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Mulheres, Bolsa Família. PRONATEC. Indícios de Autonomia.


PÁGINAS: 159
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação em Periferias Urbanas
RESUMO:

O estudo da temática educação-gênero e suas contribuições na sociedade contemporânea ocupa lugar de destaque cada vez mais abrangente na vida política, histórica e social brasileira e piauiense, exigindo articulação mais profunda com os Direitos Humanos. Esta construção origina-se na história de lutas e avanços do movimento feminista na contemporaneidade, organizado em busca da visibilidade das mulheres e da igualdade de oportunidades entre o “ser  feminino” e o “ser masculino”, ao revelar resistências às desigualdades sexuais aprendidas historicamente com a ação do patriarcado. A autonomia feminina vem servindo de ferramenta analítica para rupturas nesse processo de opressão, desrespeito, preconceito, inferioridade e exclusão no exercício do poder em instâncias decisórias, fragmentando o bem estar humano. O território do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS - Sul III de Teresina é a unidade de assistência social do Núcleo de Atenção Intergeracional KM 07, base dessa investigação, está localizado no bairro Santo Antônio, zona sul de Teresina, cujas protagonistas são mulheres beneficiárias do Programa Bolsa-Família (PBF) e egressas do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC.  Questões motivadoras: Qual o perfil das mulheres participantes deste estudo no contexto do bairro Santo Antônio?  Quais os motivos que as levaram a procurar inclusão nos Programas: PBF e PRONATEC? Da participação de mulheres nestes Programas, que significados resultaram para o alcance da autonomia em suas vidas? Objetivo geral: analisar indícios de autonomia da mulher assistida pelos Programas supracitados. Objetivos específicos: caracterizar o perfil das mulheres entrevistadas; compreender as motivações que as impulsionam a ingressar nos Programas Bolsa Família e PRONATEC; identificar indícios de autonomia das mulheres pesquisadas.  Teóricos orientadores: Abreu (2011), Barbier  (2004), Bardin (1977),  Bomfim e Gonçalves (2011), Bortoni-Ricardo (2008), Bourdieu(2003), Franco (2007), Freire(1996), Hooks (2013), Louro (1997), Meneghel (2005), Moreira (2012),  Richardson (1999), Saffioti (1987), Santos 2010; 2013). Metodologia: pesquisa qualitativa, autobiográfica, utilizando a entrevista narrativa semi-estruturada e rodas de conversa. Resultados alcançados com a participação nos Programas pesquisados: a renda das beneficiárias do PBF complementa o ganho de membros de suas respectivas famílias, a fim de garantir condições mínimas de sobrevivência; a admissão nos cursos do PRONATEC significa o alcance da realização de sonhos: “Voltar à escola!” “Aprender novos conhecimentos!” Aprimorar o currículo e melhorar a autoestima! Este conjunto de possibilidades representa uma oportunidade gratuita para se qualificarem na luta competitiva de inserção no mercado de trabalho.

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167670 - MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo ao Programa - 423580 - MARIA DALVA MACEDO FERREIRA
Externo ao Programa - 423633 - RITA DE CASSIA CRONEMBERGER SOBRAL
Notícia cadastrada em: 21/06/2016 15:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 10:22