Banca de DEFESA: WLADIMY LIMA SILVA

DATA: 15/08/2012
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação/auditório CCE
TÍTULO:

POLÍTICAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL A ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS DE INTERNAÇAO EM TERESINA-PI

PALAVRAS-CHAVES:

adolescentes em privação de liberdade – medida socioeducativa de internação – escolarização.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Este trabalho é resultado da investigação realizada no Centro Educacional Masculino – CEM, teve como objeto de estudo as Políticas de atendimento educacional a adolescentes que cometeram alguma infração grave e, por isso, são internados pois, de acordo com a lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente, eles devem cumprir medidas socioeducativas de internação em Centros Educacionais. O objetivo geral da pesquisa foi analisar em que medida a escolarização realizada junto aos adolescentes, em cumprimento de medidas socioeducativas de internação no CEM, tem logrado êxito no seu propósito de promover a ressocialização e qualificação profissional enquanto política pública proposta pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE. Pretendi responder se a Instituição é eficaz em promover a ressocialização por intermédio da educação formal que acontece em seu interior. No CEM observei as manifestações objetivas e subjetivas dos adolescentes em privação de liberdade, bem como de profissionais que atuam na execução da política do SINASE junto aos adolescentes, procurando contribuir para a construção da articulação entre a situação dos adolescentes e a sociedade que os engendrou. A metodologia foi desenvolvida em uma perspectiva qualitativa com elementos reflexivos, utilizando o método de análise do discurso, onde se produz conhecimentos pela busca da materialidade do discurso, e a ciência não é um castelo inabalável, mas um espaço construído por diversos olhares sobre a mesma realidade. O grupo pesquisado era constituído por adolescentes, docentes e profissionais lotados no CEM. A produção de dados deu-se por meio de observações diretas em visitas à Instituição, bem como por intermédio de entrevista não estruturada. Para a fundamentação teórica recorre-se a diversificadas referências, destacando-se Abramovay (2009), Ariés (1981), Faleiros (2009), Pessoa (2009), Rizzini & Pilotti (2009), Sales (2007), Saliba (2006), Volpi (2010), Waiselfisz (2008) entre outros. E a documentos nacionais e internacionais elaborados pela ONU, UNICEF, UNESCO, Ministério da Justiça, da Educação e da Saúde. A partir desse estudo pautado em algumas conclusões sobre a eficácia do trabalho de ressocialização, baseada na escolarização dos adolescentes infratores, pude constatar a existência de condições materiais para a realização de aulas e cursos, porém a logística de funcionamento da Instituição inviabiliza seu pleno funcionamento. O sucesso das ações referentes à profissionalização e continuidade de estudos é muito dependente dos órgãos assistências.

Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Externo ao Programa - 423580 - MARIA DALVA MACEDO FERREIRA
Interno - 1167670 - MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM
Presidente - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD