Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA MARIA GOMES DE ALENCAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA MARIA GOMES DE ALENCAR
DATA: 29/08/2016
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Ciências da Educação
TÍTULO:

O estágio supervisionado e as aprendizagens de professores em formação inicial no Curso de Pedagogia

PALAVRAS-CHAVES:

Formação inicial. Estágio supervisionado. Aprendizagens docentes.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A presente dissertação tem como objeto de estudo o estágio supervisionado na formação inicial como um dos espaços de aprendizagens docentes. Parte do pressuposto de que a formação inicial se constitui como a base da formação profissional, esta que se prolonga durante a trajetória profissional, no efetivo exercício da profissão e nos espaços de formação continuada, no qual são produzidos saberes teórico-práticos. Nessa base, o estágio supervisionado se apresenta como um importante componente curricular, por ser oportunidade profícua para articulação teoria e prática, a reflexão sobre a profissão e o trabalho docente e efetivação de aprendizagens a partir do encontro com os contextos profissionais. Contribuem com essa discussão autores como Mizukami (2002), Pimenta e Lima (2012) e Zabalza (2014). A pesquisa tem como finalidade mais ampla investigar de que forma o estágio supervisionado se constitui em espaço de aprendizagens docentes de professores em formação inicial. De modo específico, descrever a configuração do estágio supervisionado enquanto componente curricular do curso de Pedagogia da UESPI; Caracterizar o estágio supervisionado como espaço de aprendizagens docentes de professores em formação inicial e; Identificar o estágio supervisionado como espaço de aprendizagens docentes a partir da visão de professores em formação inicial do curso de Pedagogia da UESPI. Enquanto definições teórico-metodológicas, a pesquisa é qualitativa, tendo como método a abordagem narrativa, consideradas apropriadas à natureza do objeto de estudo e aos objetivos elencados, e como instrumento para produção de dados a entrevista narrativa. A análise de conteúdo foi o método de sistematização e análise das mesmas. O campo da pesquisa é a Universidade Estadual do Piauí, campus Clóvis Moura, e os interlocutores dez professores em formação inicial do curso de Pedagogia realizando atividades de estágio supervisionado. A partir de análises parciais das narrativas dos interlocutores foi possível compreender que os estágios supervisionados assumem importância como espaço de aprendizagem dos professores em formação inicial por possibilitar um conhecimento em lócus, uma vivência direta nos contextos profissionais e a construção de conhecimentos. Ao mesmo tempo, os aprendizes consideram insuficiente a carga horária a ele destinada, acreditando que deveria acontecer durante um período mais prolongado, no intuito de possibilitar uma compreensão mais ampla da dinâmica e organização do contexto escolar e do processo ensino-aprendizagem.

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - EMANOELA MOREIRA MACIEL - IFPI