Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTINHO DE SOUZA REGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARTINHO DE SOUZA REGO
DATA: 20/12/2012
LOCAL: Sala de Vídeo do CCE
TÍTULO:

A FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROPECUÁRIA NA MODALIDADE PROEJA NO COLÉGIO AGRÍCOLA DE TERESINA E A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

PALAVRAS-CHAVES:

Formação Técnica Profissional. PROEJA. Colégio Agrícola de Teresina. Mercado de Trabalho. PráticaPedagógica.

ÁREA: Educação

O presente estudo refere-se a pesquisa desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd da Universidade Federal do Piauí – UFPI, que investiga  o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, enquanto uma política pública que visa ao alcance de uma franca participação social e educacional de jovens e adultos que precisam inserir-se no mundo do trabalho, seja por razões educativas, seja numa perspectiva de inclusão e de justiça social. Tendo em vista essa finalidade focal do PROEJA, questiona: em que medida a formação técnica em agropecuária na modalidade PROEJA, oferecida pelo Colégio Agrícola de Teresina, proporciona as competências necessárias para viabilizar a inserção de seus egressos no mundo do trabalho, bem como sua efetiva inclusão e participação no meio sociocultural em que habitam? Nesse sentido, adota como aspectos teórico-metodológicos de sustentação e orientação considerações sobre prática pedagógica e formação técnico-profissional, à luz de referenciais fundamentados em: Barone (2008), Oliveira (2007), Castelo Branco (2010), Saviani (2006), Brito (2003), Behrens (2005), Minayo (1994) e outros. O lócus de seu desenvolvimento foi o Colégio Agrícola de Teresina, especialmente uma turma de Técnico em Agropecuária na modalidade PROEJA oferecida em 2007, tomando como sujeitos, todos os alunos da referida turma que, atualmente são egressos do CAT. Os dados foram coletados por meio de consultas documentais e de entrevistas orais semiestruturadas seus resultados estão expressos em dados qualitativos demandando entre suas principais constatações a eficácia de uma educação profissional integrada destinada a jovens, que em linhas gerais possibilitou a essa população seu ingresso e permanência no mercado de trabalho.

Presidente - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Externo ao Programa - 1167631 - FRANCISCO DE ASSIS SINIMBU NETO