Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CELIA FURTADO ORSANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CELIA FURTADO ORSANO
DATA: 23/09/2016
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGED
TÍTULO:

O bacharel professor: elementos intrínsecos na aquisição da profissionalidade docente na educação profissional e tecnológica

PALAVRAS-CHAVES:

Profissionalidade docente. Formação contínua. Pesquisa narrativa.

ÁREA: Educação

Este estudo insere-se na discussão acerca da constituição da profissionalidade docente, circunscrita à formação contínua de bacharéis professores, nas questões relacionadas à formação contínua, concebida como uma tarefa coletiva que envolve diversos agentes escolares no processo de ser e estar professor de forma crítico-reflexiva na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), ‘lugar’ no qual se materializam práticas educativas diversificadas há mais de cem anos. A problematização desta proposta de estudo, envolve a compreensão dos elementos definidores da aquisição da profissionalidade docente presentes na formação contínua desses bacharéis, enquanto processo ininterrupto construído na trajetória profissional docente. Declara como problema de pesquisa: quais os princípios definidores da aquisição da profissionalidade do bacharel professor na Educação Profissional e Tecnológicados no IFPI? E define como objetivo: investigar os determinantes/princípios definidores na aquisição da profissionalidade do bacharel professor que atua na EPT/IFPI no campus Teresina(PI). Decorrente deste problema estabelece as questões norteadoras da pesquisa: Quais os significados construídos acerca da constituição do trabalho docente pelo bacharel professor na educação profissional? Que princípios são definidores do processo de aquisição da profissionalidade do bacharel professor na EPT? Quais significados representam para o professor da EPT a relação ensinar e aprender na aquisição de sua profissionalidade? Entende a trajetória profissional como percurso construído intencionalmente; compreende a prática pedagógica enquanto ação social sistemática e intencional mediatizada pelo professor no processo ensino e aprendizagem; e entende a profissionalidade docente como construção social do trabalho do professor visando à autonomia profissional circunscrita aos componentes de formação e de desempenho pessoal no trabalho em consonância com o referencial coletivo vinculado à profissão. Declara como tese que a vivência colaborativa na escola, o investimento institucional em programas de formação contínua que promovam uma prática crítico-reflexiva constitutiva dos princípios de aquisição da profissionalidade pelo bacharel professor na Educação Profissional e Tecnológica. Orienta-se pelos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa social/qualitativa, fundamentada em Denzin; Lincoln (2006); Flick (2004); Strauss; Corbin, (2008), Bauer; Gaskel (2013); em relação às narrativas (auto) biográfico/história de vida, Nóvoa e Finger (2010); Ferrarotti (2010); Dominicé (2010); Josso (2006), Bueno, Catani e Souza (1993; 1998; 2006), entre outros que tratam sobre a (auto)biografia como método investigativo na formação docente; quanto à profissionalização/profisionalidade, fundamenta-se em Lima (2003), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2003), Contreras (2002), Sacristán (1999). Roldão (2000, 2001), Formosinho (2006), Pacheco e Flores (1995, 1999), Imbernón (2006, 2009). Constitui como interlocutores 6 (seis) bacharéis professores, que se dispuseram a participar da investigação respondendo ao questionário a eles disponibilizado via e-mail. Emprega, ainda, como instrumento de produção de dados a Entrevista Narrativa visando reconstruir a trajetória profissional e de formação desses docentes e a realização de Grupos de Discussão como possibilidade de refinar as elaborações construídas individualmente na entrevista narrativa, mediante processo de discussão coletiva. No processo de análise das narrativas produzidas pelos participantes dessa pesquisa, considera o propósito de promover o entrecruzamento de ideias, possibilitando transitar, descritiva e analiticamente, entre as narrativas, perspectivando efetivar e aprofundar a compreensão acerca do objeto de pesquisa.

Externo à Instituição - ADRIANA NADJA LELIS COUTINHO - IFPI
Externo à Instituição - ANA MARIA IORIO DIAS - UnB
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES