Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAINA GOMES VIANA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAINA GOMES VIANA DE SOUZA
DATA: 22/11/2016
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO:

A VALORIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A MATÉRIA, A ESSÊNCIA E A CONTEMPLAÇÃO

PALAVRAS-CHAVES:

Educação infantil. Crianças. Experiências. Produção de conhecimentos.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

RESUMO

O presente trabalho objetiva investigar de que modo as experiências vivenciadas pelas crianças na educação infantil possibilitam a produção de novos conhecimentos acerca do mundo físico e social. Especificamente, propõe-se identificar práticas correntes relacionadas ao conhecimento do mundo pelas crianças na educação infantil; projetar novas experiências a serem vivenciadas pelas crianças a partir da problematização da prática; efetivar as experiências a fim de que as crianças produzam novos conhecimentos; e analisar a relevância destes conhecimentos produzidos nas experiências vividas por elas. A pesquisa é desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil localizada no município de Timon – MA e tem como espaço delimitado quatro turmas: Maternal I, Maternal II, Infantil I e Infantil II. A investigação conta com a participação de seis professoras que atuam diariamente com as crianças de 2 a 5 anos de idade na educação infantil, sendo que as crianças constituem-se em sujeitos centrais desta investigação. A metodologia utilizada é da Pesquisa-ação (KEMMIS e WILKINSON, 1998), devido a seu caráter de investigação-formação ser capaz de colaborar significativamente na transformação da prática docente a partir da realidade concreta. A produção dos dados ocorre por meio de três procedimentos que se intercruzam durante todo processo, sendo eles a entrevista semiestruturada, a observação participante e os encontros formativos. As interpretações dos dados são conduzidas com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) tendo a imagem fotográfica das experiências vivenciadas pelas crianças, durante o processo de investigação, como principal conteúdo analítico. Tal escolha parte da compreensão de que este conteúdo é capaz de revelar tanto fundamentos teóricos e metodológicos que embasam as práticas das professoras no processo de aprendizagem das crianças no decorrer de suas experiências educativas. A pesquisa torna-se relevante para a área por possibilitar aos professores da educação infantil a formação continuada em serviço na área em que atuam, oportunizando o fortalecimento da concepção da criança como sujeito protagonista da prática educativa capaz de produzir os próprios conhecimentos sobre o mundo em que vivem, consolidando assim a imagem da criança como ser ativo no processo de ensino e de aprendizagem e a do professor como sendo o mediador atento deste processo. As observações e interpretações feitas pelas crianças durante a pesquisa revelaram o modo como compreendem e se relacionam com o mundo por meio de diferentes experimentações, observações, indagações e explicações, bem como a maneira pela qual elas expressam seus conhecimentos através de múltiplas linguagens na infância. O estudo encontra respaldo nas ideias de Freire (1995; 2005), Vygotsky (2004; 2007), Oliveira (2011), Harlan e Rivkin (2002), Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998), entre outros.

Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA