Banca de DEFESA: ANA CELIA FURTADO ORSANO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CELIA FURTADO ORSANO
DATA: 14/12/2016
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGED
TÍTULO: O BACHAREL PROFESSOR: ELEMENTOS INTRÍNSECOS À AQUISIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Profissionalidade docente. Formação contínua. Pesquisa narrativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Este estudo insere-se na discussão acerca da constituição da profissionalidade docente circunscrita à formação de bacharéis professores, nas questões relacionadas à formação contínua, concebida como uma tarefa coletiva que envolve diversos agentes escolares no processo de ser e estar professor de forma crítica-reflexiva na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), “lugar” no qual se materializam práticas educativas diversificadas há mais de cem anos. Registra como problematização a compreensão dos elementos definidores da aquisição da profissionalidade docente na EPT circunscritos à formação contínua de bacharéis professores, enquanto processo ininterrupto construído na trajetória profissional docente. Declara como problema de pesquisa: qual a relação entre os princípios definidores da aquisição da profissionalidade do bacharel professor na Educação Profissional e Tecnológicos no IFPI e a formação contínua desse docente? E define como objetivo geral: investigar os princípios definidores da aquisição da profissionalidade do bacharel professor que atua na EPT/IFPI no campus Teresina (PI) relacionando-os à formação contínua desse docente. Decorrente deste problema estabelece as questões norteadoras da pesquisa: Quais significados são construídos acerca da constituição do trabalho docente pelo bacharel professor na educação profissional? Que princípios são definidores do processo de aquisição da profissionalidade do bacharel professor na EPT? Quais significados representam, para o professor da EPT, a relação ensinar e aprender na aquisição de sua profissionalidade? No plano conceitual define trajetória profissional como percurso construído intencionalmente; prática pedagógica enquanto ação social sistemática e intencional mediatizada pelo professor no processo ensino e aprendizagem; e profissionalidade docente como construção social do trabalho do professor visando à autonomia profissional circunscrita aos componentes de formação e de desempenho pessoal no trabalho docente, em confronto com o referencial coletivo vinculado à profissão. Estabelece a tese de que a vivência colaborativa na escola e o investimento institucional em programas de formação contínua que promovam uma prática crítico-reflexiva constituem os princípios de aquisição da profissionalidade pelo bacharel professor na Educação Profissional e Tecnológica. Orienta-se pelos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa social/qualitativa, fundamentada em Denzin; Lincoln (2006); Flick (2004); Strauss; Corbin, (2008), Bauer; Gaskel (2013); em relação às narrativas (auto) biográfico/história de vida, apoia-se em Nóvoa e Finger (2010); Ferrarotti (2010); Dominicé (2010); Josso (2006), Bueno, Catani e Souza (1993; 1998; 2006), entre outros que tratam sobre a (auto)biografia como método investigativo na formação docente; quanto à profisionalidade, fundamenta-se em Ramalho, Nuñez e Gauthier (2003), Contreras (2002), Sacristán (1999). Roldão (2000, 2001), Formosinho (2006), Pacheco e Flores (1995, 1999), Imbernón (2006, 2009). Apresenta como interlocutores da pesquisa 6 (seis) bacharéis professores. Adota como dispositivos de produção de dados o questionário (via e-mail), a entrevista narrativa e grupos de discussão. Para processar a análise dos dados considera o propósito de promover a triangulação desses dados possibilitando transitar, descritiva e analiticamente, entre os conteúdos produzidos a partir do questionário, das narrativas e dos grupos de discussões, perspectivando efetivar e aprofundar a compreensão acerca do objeto de estudo.

Externo à Instituição - ADRIANA NADJA LELIS COUTINHO - IFPI
Externo à Instituição - ANA MARIA IORIO DIAS - UFC
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES