Banca de DEFESA: MARINA MARCOS COSTA

DISCENTE: MARINA MARCOS COSTA
DATA: 24/02/2017
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGED
TÍTULO: O CURRÍCULO COMO ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES
PALAVRAS-CHAVES: Currículo. Participação. Escola. Saberes Docentes.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a relação entre as práticas das professoras e a construção de saberes docentes nas escolas municipais de Teresina-PI considerando o currículo como espaço de participação. Partindo do seguinte questionamento: qual a relação do currículo enquanto espaço de participação e a prática dos professores na construção dos saberes docente nas escolas municipais de Teresina? Buscando compreender o currículo como espaço de participação na escola, partimos do pressuposto que nas escolas a participação dos professores na construção e operacionalização do currículo na escola é imprescindível para efetivação deste instrumento no processo de ensino e aprendizagem no espaço escolar. Para tanto, focalizamos neste trabalho os estudos no campo do currículo, dos saberes docentes e da formação de professores fundamentados por Silva (2007); Lopes e Macedo (2011) Tardif (2002); Giesta (2001); Pacheco (1999); Formosinho (2009); entre outros. A metodologia está fundamentada pela Etnometodologia e Etnografia Coulon (1995); Garfinkel (2006); Geertz (2013); Malinowski (1978); e outros. A construção deste estudo parte do cotidiano de duas professoras em duas escolas municipais de Teresina-PI com suas práticas nas turmas de 1º ano do ensino fundamental. Os instrumentos de análise de dados foram construídos pela entrevista narrativa Benjamin (2012); a observação participante Angrosino (2009); e o diário de campo Zabalza (1994). Apresentamos os resultados das análises a descrição etnográfica do campo empírico, as narrativas e práticas desveladas das professoras em sala de aula na perspectiva da formação de professores, saberes e prática docente implicados no currículo e deste como espaço de participação na escola considerando a finalidade de compreender através das práticas das professoras em sala de aula sua participação na construção no currículo e saberes docente tornando a escola um espaço onde todos devem participar da construção do currículo. A análise dos dados nos revelou que a participação das professoras no currículo da escola é prejudicada pela operacionalização do Programa IAB nas turmas do 1º ano do ensino fundamental, pois as professoras ao seguirem o planejamento do programa abrem mão da autonomia que ambas possuem de construir um currículo dentro da realidade da escola. Os dados expressaram, ainda, que os saberes docentes são construídos por meio das experiências vivenciadas em sala de aula.

Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Externo ao Programa - 2655082 - HILDA MARIA MARTINS BANDEIRA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo ao Programa - 1167864 - MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES