Banca de DEFESA: DENISE MARTINS DA COSTA E SILVA

DISCENTE: DENISE MARTINS DA COSTA E SILVA
DATA: 20/02/2017
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: “A ESCOLA SACUDIDA EM SUAS BASES”: SIGNIFICAÇÕES PRODUZIDAS PELO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR ACERCA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NEEs
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão. Ensino Superior. Necessidades Educacionais Especiais. Prática Docente. Psicologia Sócio-Histórica.
ÁREA: Educação

A presença de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) é uma realidade no Ensino Superior.A legislação explicita a obrigatoriedade da acolhida e da matrícula de todos independente das necessidades e diferenças, em quaisquer níveis de ensino. Com base nisso, a produção desta dissertação foi realizada mediante a consideração de que ao analisar as significações produzidas pelo docente acerca da inclusão de alunos com NEEs no Ensino Superior tem-se a possibilidade de explicitar múltiplas determinações desse processo e contribuir para ampliação do debate sobre prática docente. A pesquisa tem como objetivo geral: Analisar as significações produzidas pelo professor do Ensino Superior acerca da inclusão escolar de alunos com NEEs que medeiam a constituição da sua prática docente. Os objetivos específicos são: Identificar as características da prática docente inclusiva do professor do Ensino Superior; Evidenciar mediações que constituem a prática docente inclusiva no Ensino Superior; e Analisar processos constitutivos da prática docente mediante a inclusão de alunos com NEEs. A pesquisa é fundamentada nos pressupostos do Materialismo Histórico Dialético e da Psicologia Sócio-Histórica, além de Leontiev, Vasquez e Franco para orientar a discussão sobre a prática docente. Também fundamentou a pesquisa, estudos sobre inclusão e inclusão no ensino superior, como os de Omote, Sawaia et al. e Anjos. A participante da pesquisa é uma professora que atua no Ensino Superior em instituição pública do município de Teresina-PI e que teve alunos com NEEs em sala de aula. A abordagem é qualitativa, com a utilização da entrevista narrativa para produção dos dados e análise a partir da proposta metodológica dos núcleos de significação, proposta por Aguiar e Ozella. A análise possibilitou a produção de três Núcleos de Significação, a saber: Ser professora inclusiva do Ensino Superior: singularidades como possibilidades da prática docente na “realidade que não podemos fugir”; Políticas públicas, bom senso e formação de professores: “a escola foi sacudida em suas bases”. Estratégias e desafios no desenvolvimento da prática docente inclusiva na universidade: “eu não tinha a quem recorrer”. Em síntese, analisamos que as zonas de sentido produzidas pela professora evidenciam que seus modos de ser profissional em condições objetivas e subjetivas da realidade da inclusão na universidade ela se transformae alarga o potencial para desenvolver uma prática docente inclusiva.

Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 079.552.668-70 - RAQUEL ANTONIO ALFREDO - PUC - SP
Externo à Instituição - JÚLIO RIBEIRO SOARES - UERN