Banca de DEFESA: MARIA LEMOS DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LEMOS DA COSTA
DATA: 07/03/2017
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação
TÍTULO: PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DOS PERCURSOS FORMATIVOS AOS SABERES DA CULTURA CAMPONESA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo. Formação de Professores do Campo. Saberes Docentes. Prática Pedagógica
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural

A investigação utiliza a pesquisa qualitativa em educação na perspectiva etnográfica com um estudo de caso, tendo como lócus: a Escola Família Agrícola - EFA Soinho que trabalha com a metodologia da Pedagogia da Alternância - PA e, como participes dez professores. A pesquisa parte da tese de que os professores do campo em seu percurso formativo produzem saberes da cultura camponesa que são valorizados nas práticas pedagógicas, pressupondo as singularidades que identificam os camponeses como pessoas de conhecimentos e de cultura própria. Delimita-se como objeto de estudo: o percurso formativo de professores do campo na produção dos saberes da cultura camponesa que são valorizados na prática pedagógica. Busca-se responder ao seguinte problema de pesquisa: como se desenvolve o percurso formativo de professores do campo na produção dos saberes da cultura camponesa que são valorizados na prática pedagógica? Estabelece como objetivos: geral – Investigar o percurso formativo de professores da Educação do Campo na produção e valorização dos saberes da cultura camponesa na prática pedagógica. As técnicas para a construção dos dados foram: questionário de perfil, observação participante, memorial de formação e a entrevista semiestruturada. O apoio teórico encontra-se nas discussões dos seguintes autores: a) Educação do Campo e formação de professores do campo: Arroyo (2004, 2009, 2012), Arroyo, Caldart e Molina (2009) Arruda e Brito (2009), Caldart (2004, 2009, 2012), dentre outros; b) Saberes, saberes da cultura camponesa e prática pedagógica: Arroyo (2012), Caldart (2004), Franco (2006, 2012), Jesus (2011), Souza (2009), Tardif (2002), dentre outros; c) Estudo de caso etnográfico: André (1995, 2008), Angrosino (2009), Macedo (2010); d) Técnica da análise de conteúdo: Bardin (1977), Franco (2007); e nos documentos oficiais: Brasil (1988,1996, 2002, 2008, 2010). Constatou-se que o percurso formativo de professores da Educação do Campo se constitui em um processo contínuo, se desenvolve no movimento entre a formação acadêmica (licenciatura e ou bacharelado) e o exercício da prática pedagógica. Nas análises, mediante as categorias empíricas: formação do professor nas especificidades do campo e os princípios norteadores, saberes camponeses e as possibilidades de produção na prática pedagógica, evidenciou-se que a formação do professor da Educação do Campo traz desafios em relação ao ensino no campo e acontece a partir do desenvolvimento da prática pedagógica, vislumbrando aos professores construir aprendizagens teóricas e metodológicas necessárias para trabalhar na escola do campo, na busca de desenvolver um ensino pautado na diversidade sociocultural dos camponeses. Na prática pedagógica na Escola Família Agrícola _ EFA, os professores no uso dos instrumentos da Pedagogia da Alternância – PA, articulam saberes dessa formação aos saberes dos camponeses, conhecimento científico e conhecimento popular, o que possibilita a produção de saberes da cultura camponesa e o desenvolvimento de uma prática pedagógica contextualizada da realidade escolar à realidade do campo na perspectiva de uma formação integral do aluno. O que emerge na necessidade de uma formação diferenciada em teorias, saberes, metodologias, programas curriculares, pensada e pautada no cotidiano dos camponeses como protagonistas para a construção de uma nova identidade profissional.

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA