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Banca de DEFESA: PATRICIA DA CUNHA GONZAGA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA DA CUNHA GONZAGA
DATA: 17/07/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: A Bioalfabetização no Ensino Médio: interfaces com a prática docente dos professores de Biologia
PALAVRAS-CHAVES: Educação Biológica. Ensino Médio. Prática docente. Professores de Biologia.
PÁGINAS: 207
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

 

A bioalfabetização no Ensino Médio representa um processo necessário no contexto das escolas atuais, a fim de viabilizar aos estudantes saberes teóricos e práticos que, vinculados ao mundo vivo, possam ajudá-los a enfrentar situações reais e problemáticas de seu cotidiano. Esta investigação define como objeto de estudo a compreensão da bioalfabetização no Ensino Médio e as interfaces com a prática docente de professores de Biologia e apresenta o seguinte problema de pesquisa: como se constitui a bioalfabetização no Ensino Médio público de Teresina-PI e as interfaces com a prática docente de professores de Biologia? Tem como objetivo geral: analisar a constituição da bioalfabetização no Ensino Médio de Teresina-PI e as interfaces com a prática docente de professores de Biologia e estabelece os seguintes objetivos específicos: identificar como se constitui a bioalfabetização dos alunos do Ensino Médio público; caracterizar a prática docente de professores de Biologia que atuam no Ensino Médio público de Teresina-Piauí; identificar as concepções de bioalfabetização que orientam a prática docente de professores de Biologia; e descrever o processo de bioalfabetização que se efetiva na prática docente no Ensino Médio. O embasamento teórico do estudo apoia-se em García (2001), Fernandes (2011), Krasilchik (2011), Marandino, Selles e Ferreira (2009), entre outros, para a análise do processo de bioalfabetização no Ensino Médio, e Franco (2012), Freire (2011), Souza (2012), entre outros, para a análise da prática docente dos professores de Biologia. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa quanto-qualitativa, do tipo descritivo-analítico-interpretativa, conforme orientações de Flick (2004), Moreira e Caleffe (2008), Sampieri, Collado e Lucio (2013), entre outros. Tem como sujeitos 286 discentes do Ensino Médio e 10 professores de Biologia que atuam neste nível de ensino, em escolas públicas da rede estadual de Teresina-PI. Os dados foram produzidos a partir de duas vertentes instrumentais: teste de verificação de conhecimentos e entrevista semiestruturada, e analisados com o emprego da análise estatística, utilizando o Statistical Package for the Social Sciences (NIE; HULL, 1970) e o Teste Qui-Quadrado de Pearson; e da análise de conteúdo, conforme Bardin (2011), considerando três categorias principais de análise: o processo de bioalfabetização dos alunos no Ensino Médio; a prática docente de professores de Biologia no Ensino Médio; e a prática docente em Biologia e a bioalfabetização. Os resultados desse processo investigativo apontam que os estudantes do Ensino Médio de Teresina-PI não alcançaram um acerto considerável de questões que envolvem os conhecimentos biológicos, revelando dificuldades quanto à compreensão da disciplina Biologia, sendo identificado como um dos principais fatores para essa incompreensão a ausência de práticas bioalfabetizadoras, o desinteresse do aluno pela disciplina e a presença de termos complexos na Biologia. Desse modo, confirma a tese de que, a bioalfabetização no Ensino Médio público de Teresina-Piauí é fortemente influenciada pela prática docente dos professores de Biologia, na qual os alunos do Ensino Médio apresentam dificuldades para o entendimento da disciplina, o que requer a utilização de procedimentos de ensino, a exemplo dos laboratórios de Ciências e Biologia, aulas de campo, jogos educativos, utilização de multimídias, articulação com outras disciplinas, aulas expositivas dialogadas, incentivo à leitura e à pesquisa, utilização de modelos didáticos, para que os discentes se tornem bioalfabetizados.

 

    

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo ao Programa - 302.181.523-53 - FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO - UESPI
Externo à Instituição - EMANOELA MOREIRA MACIEL - IFPI
Externo à Instituição - VALDIRENE GOMES DE SOUSA - UESPI
Notícia cadastrada em: 09/06/2017 16:15
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