Banca de DEFESA: ROZENILDA MARIA DE CASTRO SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROZENILDA MARIA DE CASTRO SILVA
DATA: 28/08/2017
LOCAL: ppged
TÍTULO: A prática educativa na Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauí 1874 a 1915
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação. Escola de Aprendizes Marinheiros do Piauí. Prática educativa. Cultura escolar. Cultura material escolar.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Esta pesquisa trata da prática educativa na Escola de Aprendizes Marinheiros da Província do Piauí, sediada em Parnaíba, no período de 1874 a 1915. Por prática educativa é entendida  toda a ação do corpo formador de marinheiro para a regulação do  autocontrole dos menores  pela modelação  da cultura escolar institucional. Corpo formador é o conjunto dos funcionários responsáveis pela formação elementar e profissional dos aprendizes, a  saber: o comandante, o professor, o capelão, o oficial, o mestre, o inferior, ou qualquer outra categoria responsável por essa formação. A pergunta condutora da pesquisa foi: como se constituiu a prática educativa na Escola de Aprendizes Marinheiros do Piauí no período de 1874 a 1915? O recorte inicial, 1874, se justifica pelo início do funcionamento da Escola   e, o recorte final, 1915, pela a sua extinção definitiva no Estado. O estudo tem como objetivo geral compreender como se constituiu a prática educativa na Escola de Aprendizes Marinheiros do Piauí, no período de 1874 a 1915. E como objetivos específicos: analisar a estruturação do corpo formador dessa instituição ao longo do seu funcionamento; explicar a natureza da sua cultura escolar e analisar elementos que constituíram a sua cultura material escolar, procurando compreender o que eles revelam da  prática educativa formadora do marinheiro.  Trata-se de uma pesquisa de natureza histórica, situada na história cultural que adotou como procedimento metodológico a pesquisa documental e utilizou as seguintes fontes: legislação; relatórios ministeriais; relatórios dos comandantes e de inspeções da Escola do Piauí; correspondências dos juízes de órfãos, pais, tutores, do comando da Escola do Piauí,  da Capitania do Porto de Parnaíba, da Presidência da Província do Piauí, do Ministério dos Negócios da Marinha; livro do aprendiz marinheiro; planta arquitetônica da Escola do Piauí e do Amazonas; fotografias da Escola de Aprendizes Marinheiros da Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio de Janeiro; tarefa da Companhia  de Aprendizes Marinheiros do Espírito Santo.  Essas fontes estão preservadas  no Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional, Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha – DPHDM: Arquivo Histórico e Biblioteca da Marinha, Rio de Janeiro e  no Arquivo Público do Estado do Piauí: Casa Anísio Brito.  Para a análise teórica da pesquisa foram utilizados de Norbert Elias (1993; 2011) os conceitos  de configuração e autocontrole. O estudo adota uma concepção de cultura escolar fundamentada em  Dominique Juliá  (2001),  cultura material escolar em  Castro; Castellanos (2013), Souza (2007),  trabalhando ainda, com as concepções  de Le Goff (1998), Catroga (2009), Faria Filho (2002),   Barros (2004), Bastos (2005; 2006), Pesavento (2003), Cortez (2000),  Valdemarin (1994; 1998), dentre outros. Defende-se a tese de que na formação dos aprendizes marinheiros, a pratica educativa da Escola de Aprendizes Marinheiros do Piauí evidenciou o autocontrole dos menores, ao tempo em que trabalhava o ensino  elementar e o  profissional. O estudo torna-se relevante por apresentar contribuições e preencher lacunas dentro da temática no campo da história da educação piauiense e brasileira.

Presidente - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA