Notícias

Banca de DEFESA: LILIAN GARCIA DEMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LILIAN GARCIA DEMES
DATA: 21/02/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Sala - Defesa de Dissertações - PPGED/CCE/UFPI
TÍTULO:

A percepção dos adolescentes de uma escola pública sobre seus direitos: um estudo à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.


PALAVRAS-CHAVES:

 

Educação. Percepção. Adolescentes. ECA.


PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
RESUMO:

 

RESUMO

 O presente trabalho tem como objetivo investigar as dimensões do conhecimento, do saber e do saber aplicar, dos adolescentes do Curso Técnico em Enfermagem/Ensino Médio/CAF/UFPI sobre os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Para atingir tal finalidade, partiu-se do estudo dos conceitos de adolescência e de cidadania infanto-juvenil, bem como entender o longo processo de conquista da cidadania dos seres humanos nesta faixa etária. Posteriormente, focalizou-se o estudo na legislação voltada para a população infanto-juvenil, dando destaque ao Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA, para melhor perceber porque essa Lei, ao ser apresentada ao Congresso Nacional, foi denominada de “pequena Constituição”. Foram analisados temas como: direito à vida e à saúde, direito ao respeito, direito à educação e, o tema relativo ao Conselho Tutelar. Destacou-se, também, a missão da educação formal, da escola, para a formação do profissional e do cidadão, objetivos da educação. Em seguida, realizou-se a investigação com vinte alunos adolescentes do Curso Técnico em Enfermagem/Ensino Médio/UFPI, por meio de entrevistas semiestruturadas, a fim de estabelecer a percepção dos sujeitos da pesquisa em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Os resultados revelaram que o ECA é conhecido superficialmente e, consequentemente, aplicado de forma insegura, na realidade investigada. Tal constatação enfraquece o exercício da cidadania e deve, portanto, levar a escola a refletir sobre a formação de seus educadores e, consequentemente, sobre a formação profissional e cidadã dos seus educandos.

Palavras-chave: Educação. Percepção. Adolescentes. ECA.

 

 

 

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Externo ao Programa - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 29/01/2013 13:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 29/03/2024 09:07