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Banca de QUALIFICAÇÃO: WAGNALDO NUNES DA SILVA CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WAGNALDO NUNES DA SILVA CASTRO
DATA: 29/01/2013
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGEd
TÍTULO:

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS EDUCATIVAS E PERMANÊNCIA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação de Jovens e Adultos. Práticas Educativas. Permanência na Escola. Ensino Médio.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO:

A dissertação apresentada é fruto de uma investigação que tem como objeto de estudo a interface entre as práticas educativas e a permanência dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas de Ensino Médio. As discussões conduzidas pela problemática evidenciada objetivam caracterizar as práticas educativas de professores e gestores, relacionando-as à permanência dos alunos na escola. A essência do trabalho consiste nas reflexões que procuram responder às seguintes questões norteadoras do estudo: Quais as razões pelas quais os alunos jovens e adultos que permanecem na escola não trilharam o mesmo caminho daqueles que desistiram? Que fatores internos e externos ao ambiente escolar, na percepção dos alunos, influenciam sua permanência nas escolas de ensino Médio das redes públicas de ensino de Bom Jesus - PI? Como se caracterizam as práticas educativas dos professores e gestores da Educação de Jovens e Adultos – EJA, das escolas públicas de Ensino Médio em Bom Jesus – PI? As práticas educativas de professores e gestores exercem alguma influencia sobre a permanência dos alunos na escola? Fundamenta-se nas teorias de Brunel, (2004), Gadotti (2000), Oliveira (1999), Arroyo (2005), Libâneo (2010), Nélisse (1997), Portela (2000), Sacristán (1998), Oliveira, Almeida, Arnoni (2007), Oliveira (1999), Duarte (2000), Moura (2003; 2006; 2011), Charlot (2000), estudiosos da EJA, dentre outros. Desde sua origem, tem como guia a pesquisa qualitativa apoiada nos princípios da análise de conteúdo com base em Bardin (2011), Oliveira (2010), Bogdan e Biklen (1999), Moraes (1999), Richardson (2009). Para coleta dos dados foram aplicados questionários a 20 (vinte) interlocutores, sendo: 02 (dois) diretores, 03 (três) coordenadores, 06 (seis) professores e 09 (nove) alunos. O estudo aponta para necessidade de um ambiente escolar que valorize não apenas as dimensões intelectuais e técnicas do sujeito jovem e adulto, mas, sobretudo, na social e humana.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Notícia cadastrada em: 29/01/2013 11:21
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