Banca de DEFESA: GENYVANA CRISCYA GARCIA CARVALHO

DATA: 25/02/2013
LOCAL: Sala da Pós-Graduação
TÍTULO:

Docência na Educação Superior:Narrativas de professores bachareis sobre dilemas da prática pedagógica

PALAVRAS-CHAVES:

Dilemas da Prática. Prática Pedagógica. Docência na Universidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A figura do professor universitário ganhou relevo nos últimos anos, principalmente quando a temática é relacionada à formação para atuar nessa modalidade de educação, pois o exercício da profissão docente requer um saber especializado, mas a realidade do ensino superior tem mostrado que o processo de torna-se professor tem resultado geralmente de aprendizados vinculados ao “autodidatismo”. Dessa forma, o objetivo geral desse estudo é revelar a partir das narrativas de professores profissionais liberais quais são os principais dilemas e desafios enfrentados por esses docentes no desenvolvimento de sua prática pedagógica, e de maneira mais específica caracterizar como o bacharel professor constrói suas teorias na resolução dos dilemas de sua prática pedagógica; analisar como os bacharéis professores revisitam sua prática pedagógica diante do dilema vivenciado em sala de aula. Este trabalho dissertativo tem suas bases teóricas galgadas em autores como: Gil (2008); Masetto (1998, 2003, 2010) Pimenta e Anastasiou (2004); Vasconcelos (2000) Veiga (2008, 2010); Volpato (2010), dentre outros autores que tem se dedicado incansavelmente ao estudo da temática docência do ensino superior. A abordagem metodológica escolhida nesse estudo é a qualitativa baseada em narrativas. Como instrumentos metodológicos da pesquisa narrativa foram utilizados a entrevista narrativa e o memorial de prática, pois estes recursos permitem alcançarmos a subjetividade desses professores de maneira singular. Para a análise de dados utilizamos a análise de conteúdo proposta por Bardin (2004) na qual foi possível retirar o substrato do conteúdo das escritas dos memoriais e das entrevistas narrativas. O estudo evidencia que a prática pedagógica, na acepção deste estudo, constitui atividade intencional, sistemática e complexa, ou seja, marcada por situações imprevistas e dilemáticas, e que no desenvolvimento da prática pedagógica o professor bacharel enfrenta diferentes dilemas e, de forma autodidata, produz sua professoralidade.

Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - IRAN ABREU MENDES - UFRN