Banca de DEFESA: ISANA CRISTINA DOS SANTOS LIMA

DATA: 26/02/2013
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEd
TÍTULO:

Significados e sentidos do mal-estar docente: o que pensam e sentem professores em início de carreira

PALAVRAS-CHAVES:

Significados e sentidos. Mal-estar docente. Identidade do professor

ÁREA: Educação

O presente trabalho é resultado da pesquisa que teve como objetivo geral investigar os significados e os sentidos do mal-estar docente produzidos por professores em início de carreira e suas relações com a identidade docente que está se constituindo. Os objetivos específicos consistem em: a) Identificar os sentimentos que os professores em início de carreira estão desenvolvendo em relação à profissão docente; b) Conhecer as expectativas dos professores em início de carreira em relação à profissão docente; c) Compreender como as vivências com professores que desenvolvem mal-estar docente constituem a identidade dos professores em inicio de carreira. A pesquisa é de natureza qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). A opção teórico-metodológica foi pela Psicologia Sócio-Histórica de Leontiev (1978), Luria (1991) e Vygotsky (1998) considerando que é na relação homem-mundo mediada pelos instrumentos, sobretudo os signos que o homem transforma funções elementares em superiores e constitui o psiquismo humano que se expressa na subjetividade e na identidade. A pesquisa foi desenvolvida em escolas de Teresina para identificar professores em início de carreira que tivessem estabelecendo relações interpessoais com professores de carreira que desenvolveram mal-estar docente utilizando como instrumento de produção de dados entrevistas semi-estruturadas (TRIVIÑOS, 2009). Posteriormente, os significados e sentidos de uma professora em início de carreira do mal-estar docente foram apreendidos por meio da entrevista narrativa (FLICK, 2009) e a observação sistemática (GIL, 1999) do cotidiano de trabalho dela. A análise dos dados foi feita seguindo a lógica do procedimento metodológico denominado Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006). Os resultados da pesquisa apontam que a professora inicialmente sentiu temor e medo, mas foi superando, e passou a se sentir satisfeita e realizada, embora a convivência com as professoras que desenvolveram mal-estar docente lhe cause insatisfação. As expectativas indicam sua identificação com a profissão, pois deseja que os alunos aprendam e se desenvolvam, que os pais se envolvam cada vez mais, aspira que os conflitos entre as professoras de encerrem e que haja valorização profissional do professor e de seu trabalho, o que indica a pretensão de permanecer na profissão. Sobre sua convivência com as professoras que desenvolveram mal-estar docente, a professora pesquisada declara viver conflitos na escola, apesar de ter sido bem recebida nos primeiros meses. A professora em início de carreira percebe o mal-estar presente nas colegas de trabalho, mas não é afetada por ele, mostrando-se resiliente em relação aos conflitos presentes nessa convivência. As zonas de sentidos do mal-estar docente analisadas revelam que a professora em início de carreira não foi afetada negativamente por este estado afetivo vivenciado por algumas professoras de carreira; ao contrário, ser professora, tem dado continuidade a constituição da sua identidade docente.

Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Externo à Instituição - JÚLIO RIBEIRO SOARES - UERN