Banca de DEFESA: BELISA MARIA DA SILVA MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BELISA MARIA DA SILVA MELO
DATA: 02/02/2018
LOCAL: sala de defesa do ppged
TÍTULO: PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NA ESCOLA: da formação à prática pedagógica em espaços colaborativos
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Prevenção ao uso de Drogas na Escola. Formação de Professores. Prática Pedagógica. Metodologia da Problematização.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos

Nesse estudo, aborda-se a educação em saúde na prevenção ao uso de drogas na escola, a formação e prática pedagógica dos profissionais envolvidos nesse processo. Objetivando analisar a influência da formação continuada na prática pedagógica do professor de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com vistas à prevenção ao uso de drogas no espaço escolar. No campo metodológico, optou-se pela Pesquisa-ação colaborativa, com abordagem quantitativa/qualitativa, utilizando-se como estratégias de formação o Arco de Maguerez, apoiados na Metodologia da Problematização, tendo como lócus de investigação uma escola da rede pública municipal de Parnaíba-PI, centro de referência em EJA. Participaram do estudo professores e jovens e adultos estudantes. Realizou-se estatística simples, descritiva com uso do IBM® SPSS®, versão 21.0 para tabulação e desenvolvimento de gráficos e tabelas. Para interpretação dos dados produzidos seguimos a linha de pensamento da Análise do Discurso, na perspectiva Foucaultiana. Os resultados quantitativos acerca dos estudantes e professores mostram o perfil, a situação de drogas na escola e as dimensões expressas de fatores de risco e proteção.  A análise qualitativa apontou para necessidades formativas que através da formação dos professores colaboradores, levou a prevenção à centralidade como uma prática pedagógica a ser inserida no centro do processo educativo. Isso significa dizer que não são medidas repressivas, e sim ações pedagógicas articuladas aos componentes curriculares e nas questões que implicam toda a rede social que envolve a escola. Frente os resultados, percebe-se a necessidade de uma formação contínua que possibilite os professores desenvolverem em sua prática pedagógica a prevenção ao uso de drogas.

Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167670 - MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA