Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA RAQUEL BARROS LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA RAQUEL BARROS LIMA
DATA: 27/08/2018
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Ciências da Educação
TÍTULO: Instrumento Pedagógico Plano de Estudo da Pedagogia da Alternância: experiência na Escola Família Agrícola dos Cocais no Município de São João do Arraial/PI
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia da Alternância. Plano de Estudo. Prática Educativa. Abordagem Etnográfica.
ÁREA: Educação

O presente trabalho se propôs investigar acerca do Plano de Estudo, Instrumento da Pedagogia da Alternância, mediador de uma formação significativa no campo. A Pedagogia da Alternância, a fim de materializar-se, utiliza o Plano de Estudo, como um dos instrumentos pedagógicos da Alternância, que articula os processos formativos fundamentados na prática educativa associada com a prática pedagógica. A pesquisa se desenvolveu na Escola Família Agrícola dos Cocais – EFA COCAIS. O problema suscitado para consubstanciar a investigação desse trabalho remeteu a seguinte questão: Como o Plano de Estudo, instrumento pedagógico da Pedagogia da Alternância, cumpre com a função de mediar a formação técnica profissional e geral fundamentada na dimensão crítica e problematizadora nos tempos, espaços e saberes diferenciados e articulados na EFA COCAIS? Estando a proposta de formação da Alternância direcionada para um projeto político participativo, significativo, contextualizado e crítico, fundamentado, portanto, para uma formação problematizadora, torna-se imprescindível nesta investigação a compreensão da prática educativa como dimensão que se materializa nos processos formativos na EFA COCAIS mediada pelo Plano de Estudo. Segundo este entendimento, como fundamentação teórica a pesquisa, no que se refere às discussões sobre prática educativa, fundamentou-se pelas concepções de Franco (2001, 2012), Freire (1987). No que se refere a discussão teórica sobre a Pedagogia da Alternância, nesta perspectiva, o aporte teórico foi Gimonet (2017) García-Marirrodriga (2010), Silva (2003) e Gerke (2011). A metodologia que conduziu a investigação foi o Estudo de Caso de Caráter Etnográfico em conformidade com abordagem qualitativa. Neste sentido, com relação ao caráter etnográfico fundamentou-se, sobretudo na perspectiva de André (1995). As técnicas de produção de dados foram a Observação Participante sistematizada através do diário de campo, Entrevista Etnográfica e os Diários de Prática Educativa. Os agentes participantes da pesquisa forma 02 professores, 02 membros da Associação de pais, 02 professores responsáveis pela gestão administrativa, 03 educandos do terceiro ano do curso técnico em Agropecuária. Para a análise e compreensão dos dados produzidos em lócus foi utilizada a análise do discurso na perspectiva de Bakhtin referenciado nas obras de Brait (2005). Este trabalho de investigação significou a compreensão do Plano de Estudo da Pedagogia da Alternância como mediação formativa, intensa, construída a partir dos sentidos a ela atribuídos. Essa mediação apresentou-se também com dimensão problematizadora no sentido de sua intencionalidade encontrar-se perspectivada por este viés. Por fim vale ressaltar que a tônica neste trabalho é pluralidade de sentidos e nuances que esta mediação educativa apresenta em conformidade com sua intencionalidade crítico problematizadora.

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Externo à Instituição - IVEUTA DE ABREU LOPES - UFPI