Banca de DEFESA: MARÍLIA PEREIRA LIMA

DISCENTE: MARÍLIA PEREIRA LIMA
DATA: 28/08/2018
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGED
TÍTULO: DOCÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTRATÉGIAS DE ENSINO.
PALAVRAS-CHAVES: 1. Docência em Língua Inglesa. 2. Estratégias de Ensino e aprendizagem. 3. Educação de Jovens e Adultos. 4. Práticas Pedagógicas.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos

Esta investigação tem como objetivo analisar as estratégias de ensino utilizadas pelo professor de Língua Inglesa, quanto à construção da competência leitora e escritora e a reconstrução da prática pedagógica, que atendam às necessidades de aprendizagem dos jovens e adultos estudantes da EJA. Definimos a questão problema, norte dessa investigação, buscando verificar como o uso de estratégias de ensino, elaboradas a partir das necessidades de aprendizagem, contribuem para a aquisição da leitura e da escrita dos jovens e adultos estudantes e para a reconstrução da prática pedagógica? Para tanto, buscamos, especificamente, identificar as estratégias de ensino desenvolvidas em sala de aula e as dificuldades de aprendizagem dos jovens e adultos estudantes; refletir a rede de sentidos sociais sobre o ensino da Língua Inglesa, expressa em discursos dos docentes e discentes do Ensino Médio na EJA e vivenciar situações de aprendizagem com foco na aprendizagem da leitura e escrita e na reconstrução da prática pedagógica. Propomos, portanto, uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, a partir de uma intervenção desenvolvida em uma Instituição Pública de Ensino, em turmas de Língua Inglesa no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), respaldada em referenciais teóricos de diferentes estudiosos que tratam da trajetória histórica da EJA como Haddad e Di Pierro (2000); Paiva (2003);Moura (2007); Ghiraldelli Jr. (2008); Strelhow (2010); Silva (2015), bem como sobre o contexto de Língua Estrangeira (LE) no Brasil, e especificamente da LI, e ainda o modelo andragógico da aprendizagem, com enfoque na motivação da aprendizagem de alunos de EJA, abordam-se Nunan (1999); Bock (1999); Lago (2000); Gardner (2001); Silva (2009) e Campos (2010). Sobre as discrepâncias entre a legislação e o sistema atual de ensino de LE aborda-se como Paiva (2003); Leffa (2001); Bohn (2003); Rajagopalan (2003); Celani (2000); Coelho (2005); Jorge (2009); Silva (2009); Silva (2013). A relevância desta investigação se dá pela proposição de uma prática pedagógica, envolvendo os saberes prévios dos alunos bem como seu contexto social e cultural, aliados a estratégias de estudo e ensino a partir de recursos diferenciados. Todas as atividades intervencionistas focam nas possibilidades de crescimento intelectual dos profissionais envolvidos, com vistas a aprendizagem da Língua Inglesa. A intervenção parte de um diagnóstico inicial para identificar as dificuldades relacionadas com o ensino da língua inglesa que subsidiará as estratégias de ensino elaboradas pelo professor, objetivando a compreensão e reconstrução da rede de sentidos do ensino da Língua Inglesa pelos jovens e adultos estudantes a partir de situações-problema. Espera-se com esse estudo contribuir com o ensino aprendizagem de Língua Inglesa, especificamente com estudantes jovens e adultos, associando situações cotidianas reais dos alunos da EJA, englobando os conteúdos planejados pelo docente e resgatando o interesse do aluno pela disciplina, assim ele tem a oportunidade de se ver inserido num componente curricular necessário a sua formação, que pode fazer sentido para sua vida.

Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Notícia cadastrada em: 27/08/2018 11:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 22:00