Banca de DEFESA: TIAGO PEREIRA GOMES

DISCENTE: TIAGO PEREIRA GOMES
DATA: 07/11/2018
LOCAL: Sala de defesa
TÍTULO: Prática Docente na Educação Infantil: concepções teóricas e metodológicas
PALAVRAS-CHAVES: Prática docente. Educação Infantil. Criança. Formação. Saberes
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O presente estudo intitulado Prática Docente na Educação Infantil: concepções teóricas e metodológicas está associado à linha de pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, tem como objeto de investigação e foco a seguinte questão problema: Quais as concepções teóricas e metodológicas que orientam a prática docente na Educação Infantil? Nesta perspectiva, tem como  objetivo geral analisar a prática docente a partir da concepção de infância, criança e Educação Infantil. De modo específico busca identificar como os professores compreendem infância, criança e Educação Infantil no desenvolvimento de sua prática docente; caracterizar como a prática docente de professores da Educação Infantil são operacionalizadas em sala de aula e descrever os desafios inerentes a prática docente de professores da Educação Infantil. Para empreender as reflexões teóricas nesta pesquisa utilizou-se as contribuições de Ariés (1986), Brito (2003; 2006), Didonet (2001), Kramer (2005), Kurlmann Jr. (2001) Oliveira (2007), Pimenta (1999), Prado e Soligo (2005), Souza (2006), Zabalza (1998), entre outros. O desenvolvimento metodológico é de abordagem qualitativa orientado pelo método da narrativa, por dar voz as interlocutoras para narrarem sobre sua prática docente na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada com seis professoras de três escolas da Rede Municipal de Educação de José de Freitas-PI. Para a construção dos dados optou-se pelas rodas de conversas, memorial da prática docente e a observação sistemática. No processo de análise dos dados utiliza as concepções de Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999). Os dados revelam que as interlocutoras possuem conhecimentos das concepções teóricas e metodológicas que norteiam a sua prática docente e que são embasados na relação teoria-prática e na reflexão cotidiana do saber-fazer em sala de aula. Evidenciam a compreensão sobre infância, criança e Educação Infantil e os conhecimentos em relação aos objetivos, funções e finalidades desta etapa da Educação Básica, potencializam uma melhor sistematização das situações didáticas. Indicam, ainda, a necessidade de uma revitalização e melhoria da estrutura física do espaço escolar, bem como a construção de uma Diretriz Curricular para a Educação Infantil no município e reconhecem a formação continuada como espaço de construção e reelaboração de saberes.

Presidente - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo à Instituição - FRANCISCA DAS CHAGAS CARDOSO DO NASCIMENTO SANTOS - NENHUMA