Banca de DEFESA: ADALVANIRA SILVA BATISTA MACEDO

DISCENTE: ADALVANIRA SILVA BATISTA MACEDO
DATA: 20/02/2019
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGED
TÍTULO: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS DA REFLEXÃO
PALAVRAS-CHAVES: Formação inicial de Professores. Estágio Curricular Supervisionado. Prática. Tipos de Reflexão.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O Estágio Supervisionado constitui-se como componente curricular obrigatório nos cursos de formação inicial de professores, espaço formativo que sedimenta uma reflexão, tendo como base as condições estruturais para desenvolvimento da prática, de forma a buscar estratégias para resolução dos problemas pedagógicos, com a mobilização dos conhecimentos teóricos para atender as necessidades da prática. Diante da importância desse componente curricular para a formação dos profissionais do magistério, o presente estudo teve como objetivo investigar os tipos de reflexão na/sobre a prática desenvolvidos no Estágio Supervisionado, na formação inicial de professores, no curso de Licenciatura em Pedagogia. Para o aporte teórico que fundamentou as discussões, nos apropriamos das ideias de autores como Araújo (2016), Pimenta (2002, 2010), Behrens (2007), Liberali (2008), Nóvoa (1995, 2000), Pimenta e Lima (2004), entre outros, que discorrem acerca da formação inicial de professores, do estágio supervisionado como espaço de aprendizagens e dos tipos de reflexão. A pesquisa qualitativa narrativa foi desenvolvida na Universidade Federal do Piauí, no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Para a escolha dos sujeitos da pesquisa, lançamos mão de dois critérios de inclusão: ser aluno da UFPI e estar devidamente matriculado na disciplina Estágio Supervisionado IV. Recorremos a uas técnicas para a produção dos dados empíricos: o memorial de formação e as rodas de conversa. Os dados apontam a distância entre teoria e prática nos cursos de formação, versando sobre a dificuldade de levar os conhecimentos adquiridos nos cursos para a prática em sala de aula, sem a devida reflexão crítica, pois, a reflexão na/sobre a prática ocorre na perspectiva técnica e prática.

Presidente - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Externo ao Programa - 1167864 - MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES