Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE NAZARETH FERNANDES MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE NAZARETH FERNANDES MARTINS
DATA: 11/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIADA PELA ATIVIDADE DO BRINCAR: CONDIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA?
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Prática Pedagógica. Atividade de Brincar. Desenvolvimento e Aprendizagem Humana.
PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O brincar é uma atividade que se constitui em fonte de desenvolvimento para a criança por mediar sua ação no mundo para se apropriar da cultura humana e produzir cultura. Na Educação Infantil esta atividade é normatizada em documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil - DCNEI (2010) e validada pelas pesquisas sobre a infância, desenvolvimento infantil e Educação Infantil. Com base nestes argumentos questionamos: Quais as mediações da prática pedagógica da professora da Educação Infantil com a atividade do brincar? A proposta de tese é: A prática pedagógica é constituída na mediação dos conhecimentos sobre criança, educação e desenvolvimento infantil nos contextos de formação e de realização da prática. Este desenvolvimento da prática pedagógica tem na atividade guia da criança, o brincar, uma das condições necessárias e suficientes para vir a constituir-se em prática realizada por negociação. Assim, objetivamos investigar a prática pedagógica das professoras da Educação Infantil mediada pela atividade do brincar. O Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Sócio-Histórica serão as bases teóricas que criarão as condições objetivas e subjetivas de estudo do objeto da tese, por serem teorias que consideram a realidade como movimento gerado por contradições que por sua vez criam as condições do desenvolvimento, como o próprio processo de constituição da Educação Infantil, que gerou mudanças na forma de pensar a criança e o profissional que trabalha com sua formação. E pela possibilidade de estudar a consciência ligada indissoluvelmente ao meio material que vive o ser humano. A metodologia de pesquisa é a pesquisa formação desenvolvida em três momentos: entrevista reflexiva coletiva, encontros de formação e registro escrito reflexivo, na forma de memorial reflexivo de formação. Investigar a prática pedagógica das professoras de Educação Infantil mediada pela atividade de brincar cria possibilidades de estudos e reflexões críticas sobre a formação de professores que trabalham com crianças de 0 a 5 anos e seis meses de idade, especificamente da prática realizada por negociação ou imposição.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Externo ao Programa - 2655082 - HILDA MARIA MARTINS BANDEIRA
Externo à Instituição - RAQUEL ANTONIO ALFREDO - NENHUMA
Externo à Instituição - SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN
Notícia cadastrada em: 20/12/2018 10:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 20/04/2024 04:06