Banca de DEFESA: RAIMUNDO NONATO DE SOUSA NETO

DISCENTE: RAIMUNDO NONATO DE SOUSA NETO
DATA: 28/02/2019
LOCAL: Sala de Defesa
TÍTULO: Entre salas, livros e jardins: produção intelectual e trajetória da Professora Conceição Carvalho na Universidade Federal do Piauí (1974-1995)
PALAVRAS-CHAVES: História das Intelectuais, Gestão do Ensino Superior, Redes de Sociabilidades.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

O propósito do presente estudo consiste em interpretar indícios e memórias relacionadas à educadora Maria da Conceição Sousa de Carvalho, com foco em sua atuação como docente, gestora e intelectual na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Nessa perspectiva o estudo é norteado pela seguinte questão: como se deu a trajetória da docente na UFPI, entre anos de 1974 a 1995? Diante disso, estabeleceu-se como objetivos específicos: investigar as ações da docente, bem como, suas marcas nos cargos de gestão – como chefe e subchefe do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), diretora e vice-diretora do Centro Ciências da Educação (CCE), além de sua participação na criação do Curso de Mestrado em Educação, atual Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFPI e da Revista Educação e Compromisso. Ademais o estudo almeja examinar a produção intelectual de Conceição Carvalho, tendo como objeto de pesquisa a UFPI, especificamente aspectos como: sua dissertação de mestrado, os editoriais e os artigos publicados na Revista Educação e Compromisso, e na Revista Linguagens, Educação e Sociedade. Teoricamente, a investigação alinha-se com as ideias de Ginzburg (1989) sobre o paradigma indiciário, Thompson (1981), no que tange às novas formas de pesquisar, no âmbito da história, Ricoeur (2007), quanto às suas argumentações sobre imaginário, memória e esquecimento, Le Goff (1984-2003), acerca do conceito de documento/monumento, Cellard (2012), sobre as orientações em relação ao tratamento de fontes documentais, e Duarte (2004), nas questões sobre entrevistas semiestruturadas. Por meio desse trabalho apreendeu-se que a trajetória da docente acompanhou avanços quanto a aspectos acadêmicos, da estrutura física e da circularidade dos saberes pedagógicos produzidos na UFPI. Outrossim, denotou-se a relevância das articulações e relações pessoais estabelecidas pela docente, suas redes de sociabilidades no DMTE, e as mobilizações junto às esferas superiores administrativas da instituição. Cabe, ainda, evidenciar o envolvimento direto de sua produção intelectual com a atuação e participação efetiva nas atividades de extensão, com cunho social, e ensino em nível de graduação.

Presidente - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Externo à Instituição - ALEXANDRA LIMA DA SILVA - UERJ