Banca de DEFESA: MAYARA DANYELLE RODRIGUES DE OLIVEIRA

DISCENTE: MAYARA DANYELLE RODRIGUES DE OLIVEIRA
DATA: 25/02/2019
LOCAL: sala de aula PPGEd
TÍTULO: O que se transcria na formação em Pedagogia com Alegria: Lugares, Experiências e Saberes de jovens da Universidade Federal do Piauí
PALAVRAS-CHAVES: Formação. Pedagogia. Alegria. Jovens. Discentes. Sociopoética
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

A presente pesquisa foi realizada sobre a Formação em Pedagogia na relação com a alegria. Teve como objetivo geral: analisar como os jovens discentes transcriam a formação em Pedagogia na UFPI na relação com a alegria de modo a reconhecer e valorizar seus lugares, saberes e experiências. E os objetivos específicos foram: Identificar os conceitos de formação em Pedagogia  produzidos pelos jovens discentes do Curso de Pedagogia da UFPI na relação com a alegria; Identificar os problemas de formação em Pedagogia na relação com a alegria que mobilizam os jovens discentes do Curso de Pedagogia da UFPI; Reconhecer e valorizar, lugares,  experiências e saberes que potencializam os jovens discentes na formação em Pedagogia da UFPI na relação com a alegria. Para tanto, foi fundamentada em:  Adad (2010, 2011, 2014) Corazza (2013); Deleuze e Guattari (2012); Gauthier (1999, 2004, 2012); Kastrup (2007, 2008); Larrosa (2010, 2004, 2016); Snyders (1993); Spinoza (2013), dentre outros. A abordagem qualitativa da Sociopoética, fundamentada em Gauthier (1999, 2004, 2012), ocorreu inicialmente com a formação do grupo-pesquisador composto por mim e 5 jovens discentes que participaram da pesquisa. Iniciamos com a negociação do território da pesquisa, momento em que solicitamos à coordenação do curso a sua autorização de iniciar a seleção dos alunos. Os jovens discentes fizeram parte desta pesquisa foram os alunos matriculados no Curso de Pedagogia da UFPI, no Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina-PI. Os dados foram produzidos por meio da técnica “Lugares de Formação em Pedagogia na relação com a Bagunça Gomelada”, na qual os copesquisadores criaram os lugares de afecção da Formação em Pedagogia na relação com a Bagunça Gomelada. A análise de dados ocorreu por meio da análise classificatória dos relatos produzidos na técnica, em que, em cada relato as falas foram separadas por categorias identificadas no discurso do grupo. Desse modo, análise dos relatos orais foi realizada separando as frases conforme as ideias e o sentido comum entre elas que se repetia, o que permitiu criar a categoria e enumerá-la. Nos estudos transversais para a Sociopoética, entende-se o pensamento heterogêneo do grupo-pesquisador como o de um único pensador, que entrelaçados os fios aos poucos se cria um novelo com múltiplas cores para dar tecetura transversal às categorias mapeadas e agregadas a outros pensadores da Formação em Pedagogia na relação com a Bagunça Gomelada. No desenrolar do novelo para dar início a tecedura desses estudos soltei os fios de pensamentos do grupo-pesquisador por lugares, experiências e saberes de Formação em Pedagogia na relação com a Bagunça Gomelada, mostrando a variedade de modos de pensá-los ao trazer a problemática levantada por eles com o confeto Formação em Pedagogia no quadrado aquela que não sai do seu espaço, não entende a diferença, assim,por não sair do seu espaço os discentes e docentes não conhecem toda diversidade da formação – o aspecto humano e as afecções que acontecem com as pessoas nos lugares dessa formação. Diante da diversidade do pensamento do grupo cria-se em oposição o confeto de Formação-acolhimento em Pedagogia que é a formação em que dentro do acolhimento há bagunça gomelada. Nela, se acolhe pessoas diferentes que se vê e não conhece, mas que são importantes. Outro fio de pensamento do grupo trata-se da problemática levantada pelos jovens discentes que impede pensar a Bagunça Gomelada na formação em Pedagogia – é a pressão que se tem na universidade. Assim, para resistir a esse problema eles criam linhas de fuga com o confeto Experiências-formação-criagunça em Pedagogia Bagunça Gomelada é o espaço e o momento de refletir o novo, de buscar novas formas de educar, novos conceitos, de deixar que a criatividade não seja ofuscadas pela pressão que temos na universidade e podermos exercer coisas que estavam presas e que às vezes nós nem praticamos, envolve arte com materiais e a nossa capacidade de dar luz a uma coisa nova, de criar porque se fosse somente com a rotina de estudos aqui na universidade, já se tinha desistido. Desse modo, o grupo-pesquisador transcriou a Formação em Pedagogia na relação com a Bagunça Gomelada ao criar linhas de fuga para lugares, experiências e saberes em meio as problemáticas levantadas por eles.

Presidente - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Externo ao Programa - 1167589 - FRANCISCO DE OLIVEIRA BARROS JUNIOR