Banca de QUALIFICAÇÃO: GEANE DA SILVA VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEANE DA SILVA VIEIRA
DATA: 14/06/2019
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: Das necessidades formativas às significações produzidas por professores de matemática em atividade de formação orientada para apropriação conceitual
PALAVRAS-CHAVES: Necessidades formativas. Atividade de formação. Apropriação Conceitual. Ensino de Matemática.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Esse projeto de dissertação tem o objetivo de investigar as significações produzidas pelos professores de matemática em atividade de formação orientada para apropriação conceitual. A escolha dessa temática se deve às experiências da pesquisadora durante a formação acadêmica e a atuação como professora de matemática da Educação Básica, em especial no Ensino Profissionalizante. Está fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos do Materialismo Histórico Dialético, de Marx e da Psicologia Histórico-Cultural, de Vigotski e, ainda, na Teoria da Atividade de Leontiev. A pesquisa empírica é um desdobramento do projeto de extensão do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação na Psicologia Sócio-Histórica (NEPSH), intitulado “Universidade e Escola: um diálogo necessário à constituição do professor pesquisador”, que está sendo desenvolvido na Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR), os colaboradores são os professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental, o instrumento de produção das informações é, inicialmente, a entrevista narrativa e o dispositivo analítico é a proposta dos Núcleos de Significação, de Aguiar e Ozella. Os resultados deverão apontar as zonas de sentidos que desvelarão a compreensão dos professores de Matemática sobre o processo formativo que vivenciaram e as possibilidades de mudança no ensino de Matemático, de modo que passe a ser mediado pela apropriação conceitual.

Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Externo ao Programa - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO