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Banca de DEFESA: FRANCISCO ANTONIO MACHADO ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO ANTONIO MACHADO ARAUJO
DATA: 17/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: EU ME DESENVOLVO, TU TE DESENVOLVES, NÓS NOS DESENVOLVEMOS: o desenvolvimento profissional do professor do ensino superior que vivenciou estudos na Pós-graduação em Educação
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento profissional; Professor do ensino superior; Pós-graduação em Educação; Vivência; Estudo.
PÁGINAS: 260
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta investigação teve como objeto de estudos o desenvolvimento profissional do professor do ensino superior que vivenciou estudos na Pós-graduação em Educação. Para o desenvolvimento da investigação, utilizou-se como base epistemológica as leis, categorias e princípios do Materialismo Histórico Dialético, por meio das contribuições de Marx (1974; 1978; 1988; 2011; 2013), Marx e Engels (1993; 2007), Engels (1979; 2015), Afanasiev (1985), Burlatski (1987), Cheptulin (2004), Kopnin (1972; 1978), Konstantinov (1974), Krapívine (1984;1986), Lefebvre (1991), Lenine (1946), Kosik (1976), Mandel (1978), Podossetnik e Yakhot (1967), Politzer (1970), Hahn e Kosing (1983), Ilienkov (1960; 1973), Lukács (1979), Viera Pinto (1985), Vázquez (1980; 2011), Netto (2009), Oliveira (2005), dentre outros. Foram fundamentais para as discussões sobre as categorias Sentido e Significado, Vivências e Atividade, as apropriações de Vigotski (1999; 2000; 2001; 2009; 2010; 201; 2018), Jerebtsov (2014), Leontiev (1980; 1978), Luria (1979; 1988), Pino (2000), Duarte (2001; 2004), Asbah (2014), Toassa (2010; 2011), Martins (2011), Minick (2011), Karabanova (2010), Meshcheryakov (2010), Facci; Tuleski; Barroco (2009), dentre outros. Também fizeram parte dos aportes teóricos as discussões sobre docência do ensino superior com base em Almeida (2012), Cunha (2006), Franco e Pimenta (2012), Anastasiou (2014), Gatti (1987, 2013), Isaia e Bolzan (2003, 2008, 2009), dentre outros. A revisão de literatura sobre o conceito de desenvolvimento profissional (DAY, 2001; GARCIA, 1999; NÓVOA, 1992; OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2009; MOREIRA, 2010; SÁ-CHAVES, 1997), a análise das teses que   desenvolveram em seus objetos de estudos o tema do desenvolvimento profissional do professor do ensino superior (BRATTI, 2015; DEBALD, 2014; FELDEN, 2013; JUNGES, 2013; MATOS, 2015; MUSSI, 2007; PRYJMA, 2009; SILVA, 2014, TORRES, 2014). O desenvolvimento da investigação foi orientado pela seguinte tese: Quando constituídas em vivências, as ações realizadas pelo professor do ensino superior no estudo desenvolvido na Pós-graduação em Educação, medeiam seu desenvolvimento profissional. Definiu-se como objetivo geral: Investigar o desenvolvimento profissional do professor do ensino superior que vivenciou estudos na Pós-graduação em Educação. O desenvolvimento desse objetivo geral, motivou os seguintes objetivos específicos: a) Analisar as particularidades das necessidades e motivos do professor do ensino superior que vivenciou estudos na Pós-graduação em Educação; b) Examinar as significações produzidas pelo professor do ensino superior sobre as ações realizadas no estudo desenvolvido na Pós-graduação em Educação que se constituíram em vivências; c) Discutir as significações do desenvolvimento profissional que foram produzidas pelo professor do ensino superior sobre suas vivências no estudo desenvolvido na Pós-graduação em Educação. Nos aspectos metodológicos, desenvolveu-se uma metodologia de produção e análise de dados intitulada Metodologia Hodos Dialético. Com base nos resultados, considerou-se que: As necessidades e motivos dos professores em relação ao estudo na Pós-graduação em Educação, se relacionavam às suas significações do estudo como processo formativo que reunia as condições determinantes para o desenvolvimento da atividade docente no ensino superior. E, consequentemente, lhe possibilitavam contribuir na melhoria da formação dos futuros professores da educação básica; As significações produzidas sobre as situações em que os professores se relacionaram com o estudo e foram influenciados afetivamente, representaram os momentos do estudo indicadores de vivências. Esses momentos se manifestaram na realização das ações constitutivas do estudo. A síntese de desenvolvimento profissional manifestou-se pela significação dos professores sobre as mediações do estudo nas transformações das relações com a pesquisa, na atividade docente e nas relações institucionais. Essa síntese, representou uma negação dialética no movimento constitutivo do ser professor.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Externo ao Programa - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO
Externo à Instituição - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA - NENHUMA
Externo à Instituição - SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN
Notícia cadastrada em: 17/07/2019 10:51
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