Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JALINSON RODRIGUES DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JALINSON RODRIGUES DE SOUSA
DATA: 23/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGED
TÍTULO: A ESCOLA DO ESTABELECIMENTO RURAL DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA
PALAVRAS-CHAVES: Educação. História. Negros. Escola Rural.
PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
RESUMO:

Este estudo é uma investigação acerca da história da educação dos negros no Piauí, com base em levantamentos historiográficos e bibliográficos, principalmente nos períodos da escravização. Sobre este aspecto, no estado do Piauí estamos em um estágio de descortino desses estudos que envolvem o ensino e aprendizagem oferecidos pelo estado para a população de afrodescendentes que nestes períodos viviam as agruras da escravidão. Buscando contribuir com as pesquisas neste sentido, estamos realizando um estudo sobre o Estabelecimento Agrícola de São Pedro de Alcântara, instalada ao sul do Piauí, que foi planejada para iniciar suas atividades com o funcionamento de uma escola para as crianças e jovens libertos pela Lei do Ventre Livre, promulgada em 1871. Na região para onde foi proposta essa iniciativa existiam fazendas nacionais de criação de gado, principal atividade econômica do estado naquele período, e que alcançaram consistente desenvolvimento quando administradas pelos padres jesuítas da Companhia de Jesus. Posteriormente, estas propriedades foram confiscadas por determinação do Marquês de Pombal, o representante da Coroa Portuguesa no Brasil. 

            Nossa intenção é considerar todas as abordagens de estudos anteriores sobre o assunto e aprofundar na busca de registrar as possíveis informações acerca dos aspectos históricos, estrutura e condições da escola do Estabelecimento Agrícola de São Pedro de Alcântara.

            Neste sentido, analisar como ocorreu o funcionamento da escola do Estabelecimento Agrícola de São Pedro de Alcântara, nos aspectos materiais de recursos humanos e público alvo. Especificamente, descrever sobre a gênese e o funcionamento efetivo, discutir o pioneirismo da escola e a proposta de acolher os negros libertos, caracterizando os procedimentos de organização, métodos pedagógicos que fundamentaram a proposta e o regimento interno desta escola, reconstruindo elementos históricos acerca das condições proporcionadas à educação para as crianças e jovens oriundos das fazendas nacionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Externo ao Programa - 2335100 - CLAUDIA CRISTINA DA SILVA FONTINELES
Externo ao Programa - 2367712 - FRANCISCO DE ASSIS DE SOUSA NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 12/08/2019 10:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 20:02