Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO PEREIRA DE SOUSA ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO SOCORRO PEREIRA DE SOUSA ANDRADE
DATA: 18/11/2019
LOCAL: auditório do cce
TÍTULO: A GEOGRAFIA NOS GRUPOS ESCOLARES NO PIAUÍ: CURRÍCULO, PRÁTICA EDUCATIVA E CULTURA ESCOLAR (1927-1961)
PALAVRAS-CHAVES: História da geografia como matéria escolar. Ensino primário. Grupos escolares. Práticas educativas e pedagógicas. História da educação piauiense.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo analisar o ensino dos conteúdos de Geografia, prescrito e praticado nos grupos escolares no Piauí entre os anos 1927-1961, visando compreender a trajetória histórica deste ensino na Educação Primária do Piauí. O corpus documental é constituído por mensagens governamentais, legislações educacionais, documentos da Direção da Instrução Pública e das escolas investigadas, biografias e autobiografias, livros didáticos e a memória dos participantes por meio da história oral. Justificamos a relevância desta pesquisa como investimento de natureza historiográfica, capaz de fornecer subsídios para a reflexão sobre o currículo e como contributo para a história do ensino. O estudo tem embasamento teórico na Nova História Cultural com instrumental de pesquisa ancorado nas proposições teórico-metodológicas de André Chervel (1990) em interface com Goodson (1990) e com abordagem da História das Disciplinas Escolares como campo historiográfico. Para a análise das fontes documentais, das fontes orais e de outras fontes constituintes de memória, adotamos o método de interpretação da dimensão linguística processada pela via hermenêutica proposta por Escolano Benito (2017). O aporte conceitual da pesquisa encontra sustentação respectivamente em Goodson (1990), Chervel (1990), Chartier (1990; 1992), Certau (1998), Viñao Frago (2008) e Escolano Benito (2017). Além desse referencial a pesquisa está ancorada na historiografia educacional a exemplo de Lopes (1996, 2001, 2002), Queiroz (2008), Brito (1996), Martins (2009, 2011), Sousa (2009), Soares (2008), Souza (2004), Ribeiro (2000, 2003, 2008), Carvalho (1994), Vlach (1991, 1988, 2004) dentre outros. O recorte cronológico inicial é o ano de 1927, data de adoção do Programa do Ensino Primário implantado pelo reformador da educação parnaibana, Luis Galhanone, estendendo-se até 1961, data de promulgação da primeira LDBN nº 4.024/61. Inicialmente refletimos sobre a Geografia enquanto matéria escolar presente no currículo dos Grupos Escolares do Piauí destacando a prática educativa desenvolvida nesta escola no período investigado. Em seguida apresentamos os dados que nos levaram à produção da Geografia como matéria escolar no Ensino Primário piauiense. Finalmente discutimos a formação do professor para ensinar Geografia neste nível de ensino. Elaboramos a tese de que no período investigado os conteúdos geográficos ensinados nos grupos escolares do Piauí assumiam uma perspectiva nacionalista tornando-se veículo para atender aos anseios de valorização do País por meio de um ensino que enfatizava a enumeração e a descrição das riquezas naturais, a localização, e a memorização dos conteúdos estudados, vinculando-se dessa forma à perspectiva das práticas de ensino da Geografia Tradicional. Entretanto, percebemos que a ideologia do nacionalismo patriótico era finalidade do Ensino Primário de uma forma geral, não especificamente da matéria Geografia. Dessa forma, o ensino de Geografia não assumia por si só uma perspectiva nacionalista, posto que o predomínio dos métodos tradicionais utilizados neste ensino não oportunizavam a compreensão dos fenômenos estudados. Portanto, não se concretizava a finalidade que era atribuída a essa matéria escolar ao visar a formação do espírito patriótico e nacionalista na educação dos pequenos estudantes piauienses. Porém, mantinha-se um ensino com abordagem tradicional, enfatizando sim, a enumeração e a descrição das riquezas naturais, a localização dos fenômenos e a memorização dos conteúdos estudados.

Presidente - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES