Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURICÉIA SILVA DA TRINDADE MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURICÉIA SILVA DA TRINDADE MACHADO
DATA: 13/12/2019
LOCAL: Sala de Defesa do PPGED
TÍTULO: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: CONSTRUÇÃO DE SABERES E RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento profissional. Coordenação Pedagógica. Saberes. Prática Pedagógica.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

Este estudo tem por objetivo geral, analisar as contribuições do processo de desenvolvimento profissional de Coordenadores Pedagógicos na construção de saberes para a reconstrução da prática pedagógica no contexto escolar. Para proceder a investigação desta pesquisa elegeu-se a seguinte questão problema: Quais as contribuições do processo de desenvolvimento profissional de Coordenadores Pedagógicos na construção de saberes para a reconstrução da prática pedagógica no contexto escolar? Visando um maior aprofundamento propomos os objetivos específicos: descrever o processo de desenvolvimento profissional de Coordenadores Pedagógicos; identificar os saberes construídos pelos Coordenadores no processo de desenvolvimento profissional; Compreender como os saberes construídos no processo de desenvolvimento profissional contribuem na reconstrução da prática pedagógica de Coordenadores no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa narrativa de abordagem autobiográfica, desenvolvida com oito Coordenadoras Pedagógicas. Para a produção de dados utilizamos as rodas de conversa e o memorial de formação. As discussões sobre o desenvolvimento profissional fundamentam-se em García (1999); Day (2001), Imbernón (2011); Ramalho, Nuñez e Gauthier (2003). Quanto aos saberes docentes e a prática pedagógica temos como referência as contribuições de Tardif (2014); Pimenta (2012); Gauthier (2013); Saviani (1996) e Franco (2012). Com relação a coordenação pedagógica utilizamos Saviani (2008); Placco, Almeida e Souza (2009, 2011) entre outros. A fundamentação metodológica está baseada em Clandinin e Connelly (2015); Bertaux (2010); Ferraroti (2010); Nóvoa (1995); Warschauer (2002,2017); Brito e Santana (2014) e Passeggi (2008) entres outros autores. Os dados foram organizados em categorias e subcategorias e analisados conforme as proposições de Bardin (2016). O campo de investigação foram escolas da educação básica da Rede Estadual do município de Teresina-Piauí. Os resultados parciais evidenciaram que as Coordenadoras Pedagógicas foram construindo novos saberes durante o seu percurso profissional, mediados pelo processo de desenvolvimento profissional, proporcionando uma atuação mais segura e a reconstrução de sua prática na escola. O desenvolvimento profissional tem ocorrido de modo planejado a partir das necessidades que surgem na prática pedagógica das colaboradoras e vem acontecendo através de cursos, encontros e formações possibilitando aprendizagens significativas.

Presidente - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo ao Programa - 2655082 - HILDA MARIA MARTINS BANDEIRA