Banca de DEFESA: ANA DARC LOPES DOS REIS

DATA: 28/06/2013
LOCAL: sala de defesa PPGEd
TÍTULO:

O estágio supervisionado como locus formativo: diálogo entre professor experiente e professor em formação

PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Professores. Estágio Supervisionado. Professor experiente.

ÁREA: Educação

O desafio de formar professores na sociedade contemporânea emerge, entre outras coisas, das novas tarefas atribuídas ao professor e a escola na dinâmica do momento sócio-histórico, cultural e educacional. Entre outras coisas a tecnologia e a informação considerando também a complexidade desse momento histórico da sociedade, do ato de ensinar, da ação de ser professor. O presente estudo investigativo tem o propósito de compreender como se dá o processo de participação/formação do professor efetivo da Escola Campo de Estágio que recebe alunos estagiários em sua sala de aula. Nessa perspectiva, a pesquisa teve como objetivo geral investigar a atuação de professores da Escola Campo de Estágio na formação inicial de futuros professores. Para seu desenvolvimento delineia os seguintes objetivos específicos: Identificar como professores da Escola Campo de Estágio lidam com os estagiários; Caracterizar a relação entre professores da Escola Campo de Estágio e os estagiários; Identificar as contribuições de professores das Escolas Campo de Estágio enquanto coformadores de professores; Verificar como se dá o processo de intercâmbio entre IES e escolas de Ensino Fundamental no sentido de torná-las parceiras na formação de professores ; Analisar o Estágio Supervisionado como elemento formador tanto do estagiário, quanto do professor da Escola Campo de Estágio. O estudo fundamentou-se teoricamente em Tardif (2008), Gómez (1998), Lima (2004), Formosinho (2009), dentre outros pesquisadores da temática formação de professores. Os dados foram analisados com a técnica de análise de conteúdo com base em Bardin (1997) para interpretação das comunicações das narrativas apresentadas pelos interlocutores da pesquisa. Na produção dos dados utilizamos o questionário, a entrevista narrativa e a roda de conversa como momento de reflexão, autoformação e/ou complementação de dados. Os resultados do estudo indicam que o professor experiente na Escola Campo de Estágio representa um diálogo entre a realidade da escola e a formação do futuro professor. O professor em referência ao receber o estagiário tem a função de orientador/formador, pois planeja, orienta e acompanha de forma orientadora/formadora as atividades de regência de classe dos estagiários que recebe em sua sala de aula.

Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Presidente - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo à Instituição - MARIA SOCORRO LUCENA LIMA - UECE