Banca de QUALIFICAÇÃO: ISOLINA COSTA DAMASCENO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISOLINA COSTA DAMASCENO
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: O PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS MEDIADO PELA FORMAÇÃO DE CONCEITOS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Matemática. Formação de conceitos. Pesquisa formação.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A Matemática está presente em nossa vida cotidiana. Em todos os momentos do nosso dia, somos levados a questionar, argumentar, usar a lógica para resolver problemas como facilitar o troco do caixa do supermercado, verificar se os descontos anunciados são verdadeiros, programar as horas de ingestão de remédios. Partindo dessa premissa, defendemos que o ensino aprendizagem dos conteúdos matemáticos precisa ter significado para professores e alunos, e que a formação de conceitos é condição imprescindível para que os mesmos possam se apropriar e utilizar os conhecimentos matemáticos na vida cotidiana. A investigação em nível de doutorado em Educação da Universidade Federal do Piauí-UFPI tem objeto de estudo o processo formativo de professores de Matemática dos anos iniciais mediado pela formação de conceitos. Esta proposta de investigação partiu do seguinte problema: Que ações formativas possibilitarão a apropriação conceitual por professores de Matemática dos anos iniciais em atividade de pesquisa formação que possibilite a compreensão do conceito na sua forma mais desenvolvida? Para concretização dessa pesquisa estabelecemos como objetivo geral, investigar o processo de apropriação conceitual dos professores de Matemática dos anos iniciais em atividade de pesquisa formação, e, de forma específica: produzir com os professores as necessidades formativas relativas ao ensino de conceitos matemáticos, desenvolver processo formativo de professores de Matemática dos anos iniciais mediado pela formação conceitual; criar condições para o exercício reflexivo que possibilite a compreensão de apropriação conceitual em sua forma mais desenvolvida. . Caracteriza-se, assim, como modalidade de pesquisa formação, fundamentada no Materialismo Histórico Dialético e na Psicologia Histórico-Cultural, realizada com a pesquisadora e  professores que ensinam Matemática nos anos iniciais da Escola Santo Afonso Rodrigues – ESAR. Para produção dos dados realizaremos a formação de professores por meio da Atividade Orientadora de Ensino – AOE. No movimento da investigação serão desenvolvidas as seguintes ações: sessões de estudo; entrevista reflexiva; encontro de formação; sessões reflexivas e registro na forma de cartas pedagógicas. Como procedimento analítico será utilizado  Núcleos de Significação. Até esse momento da investigação, os primeiros resultados  sinalizam,  para a importância da formação de conceitos no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais para a apropriação e utilização dos conhecimentos matemáticos pelos alunos. Foram constatadas também algumas dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de ensino aprendizagem dos conceitos matemáticos, dentre elas duas se sobressaem: falta de domínio dos conteúdos e a articulação dos mesmos com a realização de práticas que auxiliem no processo da formação de conceitos.

Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA