Banca de DEFESA: JUNIEL PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: JUNIEL PEREIRA DA SILVA
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd
TÍTULO: CASA DE SONS - ESCOLA DE MÚSICA DE TERESINA (1981 – 1991): sujeitos e práticas educativas entre salas e palcos
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação Musical; História das Instituições Escolares; Escola de Música de Teresina
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

O presente estudo tem como objetivo interpretar o processo de criação, consolidação e as práticas educativas da Escola de Música de Teresina nos dez primeiros anos de funcionamento, entre 1981-1991. O corpus documental aqui mobilizado é constituído por matérias de jornais e revistas, correspondências institucionais, materiais didático-pedagógicos, regimento interno e fontes iconográficas da época em mote. Esses documentos foram selecionados em arquivos pessoais, no Arquivo Público do Piauí Casa Anísio Brito e no acervo da Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz, são articulados com oito entrevistas, realizadas com uma ex-funcionária, quatro ex-professores e três ex-alunas. Nesta perspectiva, investe-se na compreensão das redes de sociabilidades e das parcerias na constituição da instituição. Coloca-se em destaque os sujeitos e as práticas educativas desenvolvidas e ministradas no âmbito das aulas de música, bem como, na performance de solistas e conjuntos em recitais e concertos promovidos pela Escola. A fundamentação teórica tem como base ideias de Magalhães (2004) no que concerne a história das instituições educacionais, de Ginzburg (1989) na abordagem da utilização de fontes documentais diversas, de Le Goff (2003) no uso da memória em pesquisas históricas e as de Norbert Elias e John Scotson (2000) no trato das redes de sociabilidades. Como resultado, é possível interpretar a instituição como uma das principais iniciativas do estado do Piauí no que se refere ao ensino de música. Entende-se que a criação e consolidação da Escola de Música deu-se em virtude de parcerias institucionais estabelecidas pelos educadores musicais com o governo do Estado vigente à época, sujeitos que atuam diretamente na instituição, no período em destaque, e que fizeram seus ideais refletirem nas vivências educativas e culturais no âmbito artístico do Piauí.

Presidente - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Externo à Instituição - ALEXANDRA LIMA DA SILVA - UERJ