Banca de QUALIFICAÇÃO: GISLENE DANIELLE DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISLENE DANIELLE DE CARVALHO
DATA: 14/09/2020
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ednardo-monteiro-gonzaga-do-monti
TÍTULO: Concertos pelo Sertão: formAção e Mediação Cultural do Maestro Aurélio Melo
PALAVRAS-CHAVES: .História da Educação; Educação Musical; Mediação Cultural; Piauí; Aurélio Melo
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

A trajetória de formação e mediação cultural do Maestro Raimundo Aurélio Melo, atual Regente da Orquestra Sinfônica de Teresina, é o mote deste estudo.  Numa perspectiva da História da Educação três questões norteadoras foram constituídas: Quais foram as influências que Aurélio Melo recebeu em sua formação? Quais motivações o impulsionaram a dedicar sua trajetória profissional à Mediação Cultural? Quais as relações dos seus projetos, arranjos e composições com a identidade cultural do estado? Os objetivos específicos estabelecidos em vista a atender as indagações iniciais foram os seguintes: Conhecer o acervo do Coral da Universidade Federal do Piauí com o intuito identificar os registros documentais sobre a trajetória de formação e ação do Mediador; Refletir sobre os projetos culturais liderados pelo Maestro para a formação de plateia e sua relação com a identidade cultural piauiense; Analisar as estratégias de Mediação Cultural no repertório selecionado pelo Maestro piauiense. A fundamentação teórica ficou a cargo dos autores Gomes e Hansen (2016) acerca da Mediação Cultural; tratando-se da Ilusão Biográfica, Trajetória, Capitais Cultural, Simbólico e Social utilizou-se os pensamentos de Bourdieu (2004, 2006); Monti (2014, 2015) contribuiu com o uso das partituras como documentos históricos e a contemplação do belo como fomento educativo; Sobre Lugares de Memória alicerçou-se em Nora (1993) e Ricoueur (1993); Quanto à Memória Coletiva, se recorreu a Halbwachs (1990); Elias e Scotson (2000) colaboraram com o conceito de estabelecidos e outsiders. Optou-se por uma abordagem narrativa (auto)biográfica nas entrevistas feitas a Aurélio Melo, ao lado de entrevistas semiestruturadas direcionadas a doze sujeitos contemporâneos do protagonista da pesquisa. Estas narrativas foram articuladas com documentos pertencentes ao Acervo do Coral da Universidade Federal do Piauí, fotografias do acervo pessoal da pesquisadora; publicações da Orquestra Sinfônica de Teresina: a Revista Orquestra Sinfônica de Teresina (2014) e Petrobras apresenta: Concertos Pelo Sertão com a Orquestra Sinfônica de Teresina (2010); uma publicação do Diário Oficial do Governo do Estado do Piauí (2015); dois DVDs – Missa de São Benedito (2013) e Cantata Gonzaguiana (2015)  e o documentário Concertos Pelo Sertão (2010). Sendo assim, como considerações parciais, foi possível perceber que as influências recebidas por Raimundo Aurélio Melo em sua formação musical foram significativas para as suas escolhas como Educador Musical e Mediador Cultural. Suas motivações aparecem alicerçadas em um propósito de tornar a Música acessível ao público, principalmente àquele formado por pessoas com poucas possibilidades de exposição a bens culturais no seu cotidiano. Enfim, depreende-se que uma preocupação constante do Músico foi direcionar os seus trabalhos para uma consolidação identitária cultural no estado do Piauí.

Presidente - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Interno - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Externo à Instituição - ALEXANDRA LIMA DA SILVA - UERJ