Banca de DEFESA: ISOLINA COSTA DAMASCENO

DATA: 15/07/2013
LOCAL: SALA DE DEFESA/PPGED
TÍTULO:

SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: REFLEXÃO CRÍTICA E COLABORATIVA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática. Práticas educativas. Sentido e significado

ÁREA: Educação

Este estudo é uma investigação dos sentidos e dos significados atribuídos pelas professoras dos anos iniciais ao ensino de Matemática e de sua relação com as práticas educativas desenvolvidas para esse ensino. Foi realizado com três professoras de uma escola privada de Teresina-PI. O referencial teórico-metodológico está embasado na Abordagem Sócio-Histórica e no Materialismo Histórico-Dialético. A Pesquisa Colaborativa é uma modalidade de investigação que cria possibilidade de desenvolvimento e de emancipação profissional de todos os envolvidos no trabalho colaborativo. O interesse nesta pesquisa gerou os seguintes questionamentos: Quais os sentidos e os significados que as professoras licenciadas em Pedagogia atribuem ao ensino de Matemática? Que práticas educativas são desenvolvidas por essas professoras no ensino dessa disciplina? Que relações são observadas entre as práticas educativas das professoras para o ensino de Matemática e os sentidos e os significados atribuídos ao que fazem? Assim, estabelece como objetivo geral investigar os sentidos e os significados de ensinar Matemática nos anos iniciais e a sua relação com as práticas educativas das professoras. De maneira específica, a pesquisa identifica os sentidos negociados e os significados compartilhados das práticas educativas das professoras no ensino de Matemática; caracteriza as práticas educativas utilizadas pelas professoras para o ensino de Matemática nos anos iniciais; e analisa a relação existente entre as práticas educativas das professoras e os sentidos e os significados atribuídos ao que fazem. Fundamenta-se em Marx (2002), Vigotski (1998, 2004), Ibiapina (2007, 2008), Magalhães (2006, 2008), Liberali (2010), Fiorentini (2004, 2010), Freire (1978, 1996), entre outros. A produção dos dados foi concretizada por meio de quatro encontros colaborativos, três sessões reflexivas e observações em que registramos as aulas das colaboradoras por meio de vídeo e áudio. A análise tem como base os pressupostos da Análise do Discurso em Bakhtin (2000). Este trabalho revela que os sentidos negociados e os significados compartilhados do ensino de Matemática pelas professoras colaboradoras, estão mais próximos de suas experiências de aprendizagem como alunas de escolas de ensinos fundamental e médio, do que dos sentidos e significados produzidos em sua formação e atuação profissional. Revela também a possibilidade da expansão dos sentidos e significados, por meio da reflexividade crítica da sua relação com as práticas educativas realizadas para esse ensino.

Externo à Instituição - CONCEIÇÃO DE MARIA MOURA NASCIMENTO RAMOS - UFMA
Externo ao Programa - 423606 - GILVAN LIMA DE OLIVEIRA
Presidente - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO