Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINY DE MARIA OLIVEIRA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINY DE MARIA OLIVEIRA BARBOSA
DATA: 29/10/2020
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
TÍTULO: SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A ATIVIDADE PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA NA ESCOLA: a pesquisa-formação mediando a consciência de professores do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Atividade Pedagógica Transformadora. Significações de Professores. Pesquisa-Formação.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A pesquisa em tela intitulada “Significações de professores sobre a atividade pedagógica transformadora na escola: a pesquisa-formação mediando a consciência de professores do ensino fundamental”, realizada em nível de mestrado, vincula-se ao projeto de pesquisa Práticas pedagógicas transformadoras em diferentes contextos educativos, inscrito na linha de pesquisa Formação humana e processos educativos do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. A pesquisa que tem como problema de investigação: como se constituem significações acerca dos processos de ensinar e aprender produzidas professores com potencial de favorecer o desenvolvimento da atividade pedagógica transformadora na escola? Partindo desse problema, o  objetivo geral é analisar as significações produzidas por professores acerca dos processos de ensinar e aprender que medeiam o desenvolvimento da atividade pedagógica transformadora na escola e como objetivos específicos: 1) apreender as significações dos professores sobre o que é atividade pedagógica transformadora; 2) desenvolver ações formativas que medeiem a expansão das significações dos professores sobre a atividade pedagógica transformadora; 3) analisar os desafios dos professores na objetivação da atividade pedagógica transformadora em contexto de pandemia. É uma investigação que se orienta pelos pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Metodologicamente, trata-se de pesquisa formação, vinculada ao projeto de extensão realizado desde 2018 em parceria entre o NEPSH e uma escola filantrópica, situada em um bairro periférico da zona leste da cidade de Teresina/PI. Participam da pesquisa 17 professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental da referida escola. Em função do isolamento social ocasionado pela pandemia do Covid-19 que ocasionou a suspensão das aulas presenciais em todo o Brasil, os dados estão sendo produzidos por meio de oficinas pedagógicas e o memorial reflexivo por via remota com uso de plataformas digitais. A pesquisa encontra-se em andamento em fase de produção de dados empíricos.

Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Externo à Instituição - SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN
Externo à Instituição - ANTÔNIA BATISTA MARQUES - UERN