Banca de DEFESA: MAGNALDO DE SA CARDOSO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAGNALDO DE SA CARDOSO
DATA: 10/12/2020
LOCAL: on line
TÍTULO: ENTRE TRAJETÓRIAS E VIDAS DE PROFESSORES: HISTÓRIA DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFPI (1975-2007)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação. Trajetórias de Vidas de Professores. Centro de Tecnologia. Universidade Federal do Piauí
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Este trabalho de investigação, do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED/CCE, vinculado ao Núcleo de Educação, História e Memória-NEHME, adota a linha de pesquisa História da Educação. Tem como foco a análise da Educação em uma perspectiva historiográfica sobre a trajetória histórica do Centro de Tecnologia-CT, da Universidade Federal do Piauí-UFPI, período de 1975, ano de criação do Centro, a 2007, ano de implantação do Programa de Expansão REUNI. O estudo reconstitui a historiografia do CT, a partir da trajetória de vida de professores, enfocando desde a construção da formação docente, estrutura do CT, às contribuições do REUNI. O problema de pesquisa investigado consistiu em entender: – De que maneira o Centro de Tecnologia da UFPI se constituiu como espaço de formação e profissionalização ao longo de sua trajetória histórica? O estudo em questão tem como objetivo geralanalisar a trajetória histórica do Centro de Tecnologia da UFPI.Como objetivos específicos, a pesquisa traçou: Destacar os elementos significativos na reconstituição historiográfica do CT. Caracterizar programas institucionais que impactaram em novos paradigmas educacionais no CT. Identificar dados expressivos na ampliação do espaço físico do Centro de Tecnologia com as novas edificações. O estudo defende a tese de que a trajetória histórica do Centro de Tecnologia se relaciona com os investimentos, apropriações, sentidos e significados da profissão docente, em um processo de desenvolvimento institucional, profissional e pessoal. Trata-se de pesquisa histórica de abordagem qualitativa, com aproximações à história, à cultura, mediante o desenvolvimento da técnica de produção de narrativas de história de vida, com participação de professores colaboradores. Como fundamentação teórica, a investigação contempla, dentre outros: Chartier (1990), nos fundamentos teóricos em História Cultural; Nóvoa (1995), nos estudos dos professores e as histórias de sua vida; nos aportes sobre memória e cultura escolar, as contribuições de Halbwachs (2004) e Julia (2001). No âmbito da formação e da profissionalização docente, o trabalho referencia os postulados de Tardif (2011), Imbernón (2010), Pimenta e Anastasiou (2002). Por fim, desvela a trajetória histórica do CT articulada ao encadeamento, à formação e ao desenvolvimento profissional dos professores. Conclui assinalando a ampliação da área física, oferta de novos cursos de Graduação e Pós-Graduação stricto sensu, culminando no consequente fortalecimento do Centro.

Presidente - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI