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Banca de QUALIFICAÇÃO: JENNYANE VASCONCELOS RAMOS DE MOURA RUFINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JENNYANE VASCONCELOS RAMOS DE MOURA RUFINO
DATA: 14/12/2020
HORA: 15:00
LOCAL: on-line
TÍTULO: A Educação Extraescolar do Movimento Escoteiro do Piauí (1930-2018): História e Memória
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Movimento Escoteiro. Cultura educacional escoteira. História e Memória
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

RESUMO

Esse trabalho, intitulado como “A educação extraescolar do movimento escoteiro no Piauí (1930 – 2018): história e memória”, traz no cerne de sua pesquisa a trajetória do escotismo desde sua fundação na Inglaterra em 1908, sua chegada ao Brasil em 1910, e no estado do Piauí em 1930. Especificamente, objetiva-se 1. Aprofundar teórico e metodologicamente o objeto de estudo da pesquisa a partir do percurso histórico do Movimento Escoteiro Mundial, no Brasil e no Piauí; 2. Caracterizar a relação educativa entre o Escotismo e os movimentos educativos na ótica das novas práticas pedagógicas propostas pela Escola Nova1 , e, analisando as razões que levaram o Estado a incentivar o Escotismo enquanto sistema integrado à educação; e, 3. Destacar a cultura escoteira no Piauí (re) construindo memórias de dirigentes, escotistas, escoteiros e responsáveis sobre o passado e presente do Movimento, com ênfase em suas práticas educativa/pedagógicas. Como orientação metodológica, optou-se pela realização de uma pesquisa historiográfica de natureza qualitativa, tendo em vista dar significado às informações coletadas, através da interpretação mais aprofundada da complexidade humana (MINAYO, 2003). Como universo do estudo foram escolhidos 7 (sete) Grupos Escoteiros entre os 16 (dezesseis) existentes no Piauí. Como interlocutores da pesquisa foram selecionados 11 (onze) escotistas, 8 (oito) responsáveis, 10 (dez) pioneiros e 7 (sete) guias e 7 (sete) sêniors. A relevância da pesquisa se evidenciou pela possibilidade de reconstituir a história e memória do Escotismo no Piauí, analisando seus processos de organização, estruturação e funcionamento e destacando a importância das práticas pedagógicas utilizadas pelo movimento para a formação de valores. Este estudo teve como foco as práticas educativas/pedagógicas do Movimento Escoteiro e teoricamente, e, está centrado em dois eixos: instituições educativas e cultura educacional escoteira. Entre os teóricos que fundamentam a história do Movimento e Cultura Escoteira contamos com as contribuições de: Baden-Powell (1921), Boulanger (2000), Nascimento (2008). Fávero e Valla (1977), Gutierrez (2004), Thomé (2006), Catarino (et al, 2017), e outros, contribuíram para as reflexões sobre educação extraescolar, assim como Souza (2000), Julia (2001), Buffa (2002), Gatti Jr (2002), Faria Filho et al (2004), Ferro (2010) e Magalhães (1998, 2004) que trabalham cultura escolar e instituições educativas embasaram as análises sobre esses temas. Além desses teóricos, Halbwachs (1990), Burke (1991,1992), Certeau (1994), Chartier, Le Goff (1998, 2003), Thompson (2010), entre outros, contribuíram com os preceitos da História Cultural.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Externo ao Programa - 2476126 - ADEMIR SERGIO FERREIRA DE ARAUJO
Externo à Instituição - SONIA MARIA DOS SANTOS - UFU
Notícia cadastrada em: 16/12/2020 15:30
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