Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELANDE CARDOSO MADEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELANDE CARDOSO MADEIRA
DATA: 29/01/2021
LOCAL: Sala Virtual Meet
TÍTULO: ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO DO IFPI E SUA RELAÇÃO COM AS NECESSIDADES FORMATIVAS PRODUZIDAS EM CONTEXTO DE PESQUISA FORMAÇÃO.
PALAVRAS-CHAVES: IFPI. Atuação. Formação Docente. Pesquisa Formação. Significado e Sentido.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A atividade do Pedagogo vem sendo significada socialmente como aquela que faz articulação do processo de formação continuada dos professores na escola. No entanto, nos Institutos Federais, as ações realizadas por esse profissional nem sempre convergem para essa atividade, tornando-se necessário refletirmos sobre sua atuação, bem como sobre suas necessidades formativas. Em face desses argumentos emergiu a seguinte problemática: os sentidos e significados produzidos pelos pedagogos do IFPI sobre sua atuação profissional têm relação com suas necessidades formativas? E dessa problemática foi definido o objetivo geral de investigar a atuação do pedagogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e sua relação com as necessidades formativas produzidas em contexto de pesquisa formação. Para alcance deste são propostos os objetivos específicos: Identificar as ações que viabilizam a atuação desse profissional; Entender os motivos que levam os pedagogos a desenvolverem sua atuação e a relação desses motivos com o objetivo de sua atuação; Analisar as necessidades formativas produzidas pelos pedagogos colaboradores e a relação entre essas necessidades e atuação que realizam. A fundamentação teórico-metodológica encontra-se ancorada no Materialismo Histórico Dialético e nos pressupostos da Psicologia Histórico Cultural (PHC), sobretudo nas contribuições de Vigotski (2004,2007, 2009), Leontiev (2004) e Rubinstein (1977). Os dados empíricos foram produzidos por meio de Pesquisa Formação e envolveu a pesquisadora e mais três pedagogos de campi diferentes do IFPI. Como instrumentos para produção de dados, foi utilizado a entrevista reflexiva coletiva de Szysmanski (2004), as sessões reflexivas propostas por Ibiapina (2008) e a carta pedagógica (MARTINS, 2019). A análise e produção de dados estão sendo realizadas com base na proposta analítica dos Núcleos de Significação elaborada por Aguiar e Ozella (2006, 2015). A análise de dados realizada até o momento sistematiza significações que revelam que a atuação do pedagogo no IFPI tem sido realizada por meio de ações que visam ao acompanhamento do trabalho discente e ações de controle do trabalho docente. Os conhecimentos produzidos na pesquisa formação criaram condições de reflexão crítica sobre a atuação e evidenciam a necessidade dos pedagogos compreenderem o que é, e como realizar formação continuada dos docentes nos campi em que atuam.

Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Externo à Instituição - GIOVANA MARIA BELÉM FALCÃO - UECE