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Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIKA GALVÃO FIGUERÊDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERIKA GALVÃO FIGUERÊDO
DATA: 26/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Webconferência
TÍTULO: PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19: ENSINO REMOTO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: A pesquisa apresentada aborda a prática educativa em um contexto de ensino remoto mediado por tecnologias de informação e comunicação, discussão já presente no meio acadêmico, que no entanto, encontra-se em lugar privilegiado nos debates, considerando as possibilidades da educação em um contexto de pandemia e isolamento social em que professores, dentre eles os de educação física, foco deste estudo, foram desafiados a se reinventar e transformar sua prática. Nesse ínterim, esta pesquisa foi norteada pela questão/problema: Como o ensino remoto mediado por tecnologias de informação e comunicação contribui para o desenvolvimento da prática educativa na Educação Física no contexto da pandemia Covid-19? De maneira geral, o objetivo do estudo foi analisar o ensino remoto da educação física permeado pelo uso de tecnologias de informação e comunicação visando a reconstrução da prática educativa no contexto da pandemia Covid-19, e de maneira específica buscou-se caracterizar a prática pedagógica do professor de Educação Física no contexto da pandemia Covid-19; descrever o processo de aplicação das tecnologias de informação e comunicação utilizadas pelos professores nas atividades pedagógicas não presenciais e verificar como o ensino remoto favorece a reconstrução da prática educativa na educação física, em tempos de pandemia. A fundamentação teórica deste estudo foi sustentada por Dewey (1979), Libâneo (2009), Tardif (2000), Franco (2016), Freire (2005), Zabala (1998) dentre outros. O estudo possui uma abordagem quanti-qualitativa e uma trajetória metodológica guiada pela pesquisa-ação colaborativa. A análise quantitativa foi realizada por meio do programa Microsoft Excel e a etapa qualitativa foi fundamentada na análise argumentativa de discurso na perspectiva da nova retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2017). Os dados quantitativos revelaram um grupo de professores de educação física em sua maioria mestres, com 6 a 15 anos de experiência docente, 6 a 10 anos de atuação no IFPI, utilizando plataforma de ensino remoto até então desconhecida, que lhes foi apresentada por meio de um curso de formação. Dentre as dificuldades, a maioria dos professores não necessitou adequar suas condições de conexão com internet, embora tenham precisado adquirir novos equipamentos para se adequarem ao ensino remoto e tenham considerado seu ambiente doméstico razoável para o trabalho não-presencial. Quanto à prática educativa, os resultados preliminares, apontaram que o contexto de ensino remoto representa para os professores um momento necessário, porém, permeado por ansiedade, preocupação, dificuldades, dúvidas, desafios e sobretudo, adaptações.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:

A pesquisa apresentada aborda a prática educativa em um contexto de ensino remoto mediado por tecnologias de informação e comunicação, discussão já presente no meio acadêmico, que no entanto, encontra-se em lugar privilegiado nos debates, considerando as possibilidades da educação em um contexto de pandemia e isolamento social em que professores, dentre eles os de educação física, foco deste estudo, foram desafiados a se reinventar e transformar sua prática. Nesse ínterim, esta pesquisa foi norteada pela questão/problema: Como o ensino remoto mediado por tecnologias de informação e comunicação contribui para o desenvolvimento da prática educativa na Educação Física no contexto da pandemia Covid-19? De maneira geral, o objetivo do estudo foi analisar o ensino remoto da educação física permeado pelo uso de tecnologias de informação e comunicação visando a reconstrução da prática educativa no contexto da pandemia Covid-19, e de maneira específica buscou-se caracterizar a prática pedagógica do professor de Educação Física no contexto da pandemia Covid-19; descrever o processo de aplicação das tecnologias de informação e comunicação utilizadas pelos professores nas atividades pedagógicas não presenciais e verificar como o ensino remoto favorece a reconstrução da prática educativa na educação física, em tempos de pandemia. A fundamentação teórica deste estudo foi sustentada por Dewey (1979), Libâneo (2009), Tardif (2000), Franco (2016), Freire (2005), Zabala (1998) dentre outros. O estudo possui uma abordagem quanti-qualitativa e uma trajetória metodológica guiada pela pesquisa-ação colaborativa. A análise quantitativa foi realizada por meio do programa Microsoft Excel e a etapa qualitativa foi fundamentada na análise argumentativa de discurso na perspectiva da nova retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2017). Os dados quantitativos revelaram um grupo de professores de educação física em sua maioria mestres, com 6 a 15 anos de experiência docente, 6 a 10 anos de atuação no IFPI, utilizando plataforma de ensino remoto até então desconhecida, que lhes foi apresentada por meio de um curso de formação. Dentre as dificuldades, a maioria dos professores não necessitou adequar suas condições de conexão com internet, embora tenham precisado adquirir novos equipamentos para se adequarem ao ensino remoto e tenham considerado seu ambiente doméstico razoável para o trabalho não-presencial. Quanto à prática educativa, os resultados preliminares, apontaram que o contexto de ensino remoto representa para os professores um momento necessário, porém, permeado por ansiedade, preocupação, dificuldades, dúvidas, desafios e sobretudo, adaptações.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Externo à Instituição - Joaquim Luís Medeiros Alcoforado - UC
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo à Instituição - MIRIAN ABREU ALENCAR NUNES - UESPI
Externo à Instituição - NILSON MARCOS DIAS GARCIA - UTFPR
Notícia cadastrada em: 03/02/2021 19:07
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