Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO NUNES PIMENTEL NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDO NUNES PIMENTEL NETO
DATA: 11/02/2021
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação por videoconferência
TÍTULO: O ensino de Geografia e de Matemática nos anos finais do ensino fundamental em Teresina-PI: déficit docente no período de 2015 a 2019
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Anos Finais do Ensino Fundamental. Ensino de Geografia. Ensino de Matemática. Deficit de professores.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Sistemas Educacionais

Há vários fatores que podem ser tomados como indicadores da qualidade da educação de um país, estado ou município. Um deles é a equivalência do curso de Graduação do professor à disciplina que ele está lecionando. Na realidade do ensino brasileiro vamos registrar, nas várias dependências administrativas, sobretudo na estadual, na municipal e na privada, professores atuando em turmas para as quais não possuem formação adequada. Esta ocorrência vem afetando negativamente a qualidade da Educação Básica em nosso país e o processo de aprendizagem das crianças e jovens brasileiros. As evidências apontam como causa desta inadequação o déficit docente nesta etapa de ensino. Nosso objetivo, portanto, quanto à presente pesquisa, foi evidenciar o déficit de professores e as suas causas principais, na realidade dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Teresina-Piauí, no período de 2015 a 2019. Por conta da exigência e necessidade de delimitação temática, elegemos apenas dois componentes curriculares para realizar esta investigação: Geografia e Matemática. O primeiro é de cunho pessoal, uma vez que se trata da disciplina na qual temos formação, e que lecionamos por 17 anos em escolas públicas municipais de Teresina. A Matemática foi escolhida por representar uma das disciplinas “estruturantes” conforme a define a Lei 9.394/96. Utilizamos como  principal fonte de dados a plataforma do Censo Escolar do INEP/MEC em suas várias edições anuais. Procedemos à coleta das informações utilizando como ferramenta básica o IBM SPSS Statistics, que nos possibilitou, também a delimitação dos dados, o cruzamento de variáveis e a produção de cerca de quarenta tabelas, a partir das quais foram realizadas as descrições e análises. Como resultados obtivemos a confirmação de um déficit docente em Geografia variando entre 20,4% e 24,0% no período estudado. Na Matemática o déficit de professores foi superior ao de Geografia, registrando uma variação, de 2015 a 2019, entre 28,3% e 34,9%. A literatura especializada aponta como causa principal deste déficit a baixa atratividade da carreira docente.

Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Externo à Instituição - FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA - UFMA