Banca de QUALIFICAÇÃO: IVNA MARIA MELLO SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVNA MARIA MELLO SOARES
DATA: 21/11/2012
LOCAL: SALA DE AULA 03
TÍTULO:

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E DESEVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO FISIOTERAPEUTA PROFESSOR: desafios implicitos - retratos e relatos

PALAVRAS-CHAVES:

Docência Universitária. Formação de Professores. Desenvolvimento Profissional. Pesquisa Narrativa.

ÁREA: Educação

Esta pesquisa, denominada “Docência universitária e desenvolvimento profissional do fisioterapeuta professor: desafios implícitos, retratos e relatos”, em andamento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, se inscreve no campo temático da docência superior, com viés discursivo encampando formação de professores e desenvolvimento profissional docente. O propósito que move o estudo em referência é investigar a docência universitária, tecendo reflexões críticas e criativas na perspectiva de fomentar a necessária discussão em termos de saberes e práticas inerentes a esse fazer docente. Nesse sentido, dispõe que o seu fio condutor, isto é o seu objeto de estudo é a docência universitária e o processo de desenvolvimento profissional docente do fisioterapeuta professor, portanto o bacharel atuante no ensino superior. Sua importância se evidencia, em decorrência de viabilizar estudos sobre a atuação pedagógica do bacharel professor. Nesse sentido, delineia como objetivo geral: Investigar os desafios na docência superior que mobilizem professores fisioterapeutas a investirem em seu desenvolvimento profissional docente. Como objetivos específicos, propõe: a caracterizar os saberes e fazeres do fisioterapeuta professor no ensino superior; identificar os desafios implícitos ao seu processo de desenvolvimento profissional nesse nível de ensino, analisando seus percursos formativos e investimentos na formação continuada. Trata-se de pesquisa qualitativa narrativa tendo a História de Vida como abordagem metodológica, colocando em realce relatos de experiência pessoal dos interlocutores da pesquisa, os quais em sua narratividade registram os fatos mais significativos de sua formação e, em decorrência, de seu desenvolvimento profissional na docência superior. Com esta abordagem a perspectiva é compreender os momentos mais peculiares da história de vida dos sujeitos, pela praticabilidade da reflexão, da exposição dos fatos, a partir do momento em que cada interlocutor narra esses percursos, considerando que não apenas os descrevem, mas, simultaneamente, exercitam a reflexão sobre dada situação vivida, seja no passado remoto, seja no passado recente. O lócus da investigação foi a Universidade Estadual do Piauí, de modo mais preciso a Faculdade de Ciências Médicas (FACIME) e o Departamento de Fisioterapia. Para tanto, foram selecionados 4 (quatro) professores da referida IES. Para a coleta de dados, empregou o questionário e a entrevista narrativa. Mediante essa compreensão, para procedimento da análise de dados utiliza a técnica da análise de conteúdo, conforme orienta Bardin (1994). Como resultados principais, as análises empreendidas apontam que o fisioterapeuta professor, na construção de sua profissionalidade, recorre aos saberes oriundos da prática e da teoria, assim como narra compreensivamente seus investimentos em seu desenvolvimento profissional, que por extensão têm estreita conexão com os processos de formação continuada.

Presidente - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Externo ao Programa - 1167658 - MARIA ELIETE BATISTA MOURA