Banca de DEFESA: MARIA DE LOURDES CERQUEIRA DE ALMEIDA

DISCENTE: MARIA DE LOURDES CERQUEIRA DE ALMEIDA
DATA: 30/04/2021
LOCAL: Online (Aplicativo Meet)
TÍTULO: ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: contributos para as práticas pedagógicas exitosas de professores de Matemática no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Escola de Tempo Integral. Ensino Médio. Ensino de Matemática. Práticas Pedagógicas Exitosas.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Esta dissertação versa sobre as contribuições da ampliação do tempo escolar para as práticas pedagógicas do professor de Matemática do Ensino Médio em escolas de Tempo Integral. Busca responder a seguinte questão-problema: como a ampliação do tempo escolar, nos Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs), contribui para as práticas pedagógicas exitosas de professores de Matemática no Ensino Médio? Deste modo, tem como objetivo geral analisar as contribuições da ampliação do tempo escolar, nos Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs), para práticas pedagógicas exitosas no ensino de Matemática no Ensino Médio. E como objetivos específicos:1) identificar o perfil profissional dos professores de Matemática que desenvolvem práticas exitosas no Ensino Médio em escolas de Tempo Integral; 2) descrever os fundamentos teórico-metodológicos que subsidiam as práticas pedagógicas exitosas de professores de Matemática no Ensino Médio em escolas de Tempo Integral; e 3) caracterizar práticas pedagógicas exitosas de professores de Matemática no Ensino Médio em escolas de Tempo Integral. Para sua fundamentação, utiliza-se de referencial teórico-metodológico amparado em autores como: Behrens (2010), Cavaliere (2010), D’Ambrósio (2005), Franco (2012, 2016), Fiorentini (1995), Gadotti (2009), Huberman (1992), Jovichelovitch e Bauer (2010), Moll (2012, 2014), Zabalza (2002), entre outros. Quanto aos procedimentos metodológicos, adota a abordagem qualitativa do tipo narrativa. Para produção de dados empíricos utiliza os seguintes dispositivos: 1) diário de aula e 2) entrevista narrativa. Tem como Lócus da pesquisa 02 (duas) escolas de Tempo Integral, especificamente de Ensino Médio, que apresentam maior índice de rendimento escolar na área da matemática, conforme dados do QEDu (2017): Centro Estadual de Tempo Integral Professor Raldir Cavalcante Bastos e Centro Estadual de Tempo Integral João Henrique de Almeida Souza. São informantes da pesquisa 03 (três) professores de Matemática do Ensino Médio. Os dados produzidos demonstram que a ampliação do tempo assume grande relevância no desenvolvimento de uma prática que se pretende exitosa, contudo, não tem se revelado suficiente, visto que o fator tempo não tem sido agenciado de forma sistêmica, construtiva e significativa, mostrando-se incapacitado, por si só, de realizar os avanços necessários ao processo de ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Médio, nos CETIs de Teresina (PI). Conclui, dentre outros aspectos singulares, que a ampliação do tempo escolar deve ser acompanhada de políticas públicas de formação continuada para os profissionais da educação integral, a fim de permitir a apropriação dos elementos didáticos-pedagógicos tendo em vista o emprego desse tempo de forma inovadora, compatível com as especificidades desse modelo de ensino, apontando a existência de práticas exitosas em razão dos resultados demonstrativos da consolidação das aprendizagens.

Presidente - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo à Instituição - LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES - UFMA