Banca de QUALIFICAÇÃO: RUTH DE MORAES LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUTH DE MORAES LIMA
DATA: 02/08/2013
LOCAL: sala 04/PPGED
TÍTULO:

Necessidades formativas e pedagógicas dos licenciandos em física e matemática: compreensão em situações reflexivas

PALAVRAS-CHAVES:

Necessidades Formativas. Formação Inicial. Reflexão

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Este trabalho apresenta reflexões sobre as Necessidades Formativas e Pedagógicas dos licenciandos em Matemática e Física e teve como objetivo geral compreender, em situação reflexiva, o contexto sócio-histórico de produção das necessidades formativas e pedagógicas dos licenciandos em Matemática e Física, considerando as redes de relações sociais e históricas que as ocasionaram, trazendo para a arena possibilidades de ações reflexivas visando transformações pessoais e coletivas. Opta pela Pesquisa Qualitativa Crítica por esta ser a modalidade coerente com os objetivos desta pesquisa e pelo referencial teórico-metodológico, que está embasado pela Abordagem Sócio-Histórica de Vigotski (1996; 2000; 2008; 2009) e nos pressupostos do Materialismo Histórico e Dialético. A primeira seção, intitulada de Introdução: “A gênese do processo investigativo”, planejamos informar ao leitor como e o porquê da escolha do objeto de estudo, quais foram os percalços da pesquisa que delineou o objeto, quais foram os objetivos pretendidos, a inclusão no âmbito da investigação, bem como as contribuições do Grupo FORMAR para o desenvolvimento pessoal e do processo investigativo. A segunda seção, foi intitulada de: “O percurso da pesquisa: construindo caminhos”, trata dos princípios teórico-metodológicos da Abordagem Sócio-Histórica e da Pesquisa Qualitativa Crítica. Discorre sobre os procedimentos metodológicos escolhidos na produção dos dados e apresenta o plano de análise da dissertação. A terceira seção denominada de: “Perseverando no caminho: dialogando com a fundamentação, análise e interpretação dos dados” Aborda a importância da formação inicial de professores, retoma o significado de formação e as diversas orientações que existem para as formações de professores, explana o universo das Licenciaturas, situando as necessidades formativas dos licenciandos no contexto social e histórico em que se deram os cursos de Licenciatura. A análise e interpretação dos dados da pesquisa foi realizada por meio da Análise de Discurso. A quarta e última seção denominada de “A linha de chegada?”, evoca a inconclusão da temática, haja vista que, mesmo concluindo a escrita deste trabalho, a temática seguirá outros caminhos e discussões que favorecerá a formação de professores, explicita também as considerações em vista deste processo investigativo.

Externo à Instituição - ARNALDO SILVA BRITO - UESPI
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Presidente - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO