Banca de DEFESA: SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA

DATA: 30/08/2013
LOCAL: Sala de defesa
TÍTULO:

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: saberes e fazeres construídos no espaço da sala de aula

PALAVRAS-CHAVES:

Formação do Pedagogo. Estágio Supervisionado. Saberes e fazeres.

ÁREA: Educação

O Estágio Supervisionado como espaço de formação no Curso de Pedagogia deve ser o momento da formação que viabilize a produção de conhecimentos sobre a realidade da escola na vivência do ciclo docente durante a regência de classe. Nesta perspectiva, estudos e pesquisas relativos à formação de professores no estágio supervisionado trazem significativas contribuições aos projetos formativos de professores. Assim, compreende-se que a presente pesquisa possibilitou a construção de saberes e fazeres na formação do futuro professor. Este estudo tem como objetivo geral: investigar o Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia, na perspectiva de análise dos saberes e fazeres construídos na regência de classe e, como objetivos específicos: caracterizar a prática pedagógica no Estágio Supervisionado no que concerne ao saber e ao fazer docente; descrever os saberes e os fazeres construídos na vivência do Estágio Supervisionado; identificar como o aluno estagiário relaciona os saberes construídos na academia com a prática pedagógica no Estágio Supervisionado. A pesquisa é de abordagem qualitativa narrativa. Para produção dos dados, utilizou-se o questionário e o memorial. Utilizou-se como procedimento de análise a técnica denominada análise de conteúdo, tomado como base Bardin (1977). Os interlocutores da pesquisa são alunos do sexto período do Curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Caxias. Para alcance dos objetivos propostos, tomou-se como aporte teórico de investigação: Nóvoa (1998), Pimenta (2002), Veiga (2010), Imbernón (2010), Tardif (2006), Gauthier (2006), Contreras (2002), Zeichner (1993), Brzezinski (2002), Pimenta e Lima (2004), Buriolla (2011), Rios (2010), Mendes (2010), Brito (2011), Piconez (2007), entre outros. Os resultados do estudo apontam para uma discussão e uma reflexão mais aprofundada sobre o saber, o saber ser e o saber fazer dos futuros professores, considerando as experiências e as vivências no contexto da sala de aula onde se constrói e reconstrói saberes e fazeres do ser professor.

Presidente - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Externo à Instituição - MARLY GONDIM CAVALCANTI SOUZA - UESPI