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Banca de QUALIFICAÇÃO: KEYLLA REJANE ALMEIDA MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEYLLA REJANE ALMEIDA MELO
DATA: 27/08/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO:

OS USOS DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Escrita. Educação Infantil.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

Fundamentados em estudiosos, tais como Luria (2006), Vigotski (1993; 1998), Ferreiro e Teberosky (1999), dentre outros, reaçamos, neste estudo, a Educação Infantil como espaço/tempo aprendizado da leitura e da escrita. Aprendizado não focado na mera codificação e decodificação do código lingüístico, mas baseado na intervenção competente do professor ao propor atividades de linguagem escrita que levem as crianças a, gradativamente, apropriarem-se da leitura e da escrita através do contato cotidiano com esses objetos culturais. A partir das constatações apontadas no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil de que a linguagem escrita não está sendo adequadamente trabalhada nesta etapa da educação básica, ocorreu-nos o seguinte questionamento: quais os usos da leitura e da escrita na Educação Infantil? Norteados por este questionamento, definimos como objetivo geral do estudo: Investigar os usos da leitura e da escrita na Educação Infantil e, mais especificamente: a) identificar nas propostas curriculares de instituições de Educação Infantil as orientações quanto ao trabalho com a leitura e a escrita; b) caracterizar práticas pedagógicas na Educação Infantil em relação à leitura e à escrita; c) analisar com que finalidade as crianças da Educação Infantil lêem e escrevem. Para a elucidação do nosso problema de pesquisa, optamos pela pesquisa narrativa como abordagem metodológica para o estudo, definindo como técnicas e instrumentos de produção de dados os diários de aula escritos pelas oito professoras interlocutoras da pesquisa; a observação das práticas das referidas professoras e a análise documental das propostas pedagógicas dos dois Centros Municipais de Educação Infantil de Teresina selecionados como cenários para o estudo. Como procedimento de análise de dados, estamos utilizando a análise interpretativa proposta por Zabalza (2004). As análises apontam para usos diferenciados da leitura e da escrita nos dois contextos nos quais se realiza a pesquisa, isto é, usos que contemplam a convencionalidade da língua e usos espontâneos da linguagem escrita.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo ao Programa - 1167642 - FRANCISCO ALVES FILHO
Notícia cadastrada em: 05/08/2013 08:55
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