Banca de QUALIFICAÇÃO: TAMARA REGINA DA SILVA MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAMARA REGINA DA SILVA MORAIS
DATA: 28/09/2021
LOCAL: Webconferência - Google Meet
TÍTULO: As práticas educativas de professores em classes multisseriadas do campo no município de Altos (PI): entre os dilemas e as possibilidades de (re)invenção
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo. Prática Educativa. Classes Multisseriadas.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural

A Educação do Campo originou-se a partir das lutas empreendidas pelos movimentos sociais no tocante à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ela se configura como um projeto organizado pelos povos do campo, associado à garantia do direito à escolarização e à construção de conhecimento que favoreça uma compreensão crítica da realidade. Nesse bojo, as classes multisseriadas inserem-se nessa luta pela materialização do direito ao acesso e permanência da educação nos territórios rurais. Nesse sentido, o presente estudo tem como problema: Os professores das classes multisseriadas do campo no município de Altos-PI (re)inventam suas práticas educativas em meio às condições propostas pelo paradigma da seriação? Diante do problema, traçamos como objetivo geral: investigar as práticas educativas de professores e suas possibilidades de (re)invenção em meio às condições do paradigma da seriação em classes multisseriadas do campo no município de Altos-PI. De modo mais específico, objetivamos: Compreender como os professores organizam o trabalho pedagógico para transcender o modelo de seriação nas classes multisseriadas do campo; Discutir as estratégias elaboradas pelos professores para reconstruir suas práticas educativas na multissérie proporcionando uma educação de qualidade; Analisar se há uma articulação das práticas educativas com a realidade campesina, com o intuito de superar a fragmentação e desarticulação entre conhecimentos escolares e saberes populares; Refletir sobre os desafios políticos e pedagógicos enfrentados pelos educadores no processo de superação do paradigma da seriação no contexto das turmas multisseriadas. Esta proposta de investigação será fundamentada teórico-metodologicamente em autores que discutem acerca da educação do campo numa perspectiva emancipatória: Arroyo (2011), Hage (2010), Antunes-Rocha (2011), Caldart (2011), Freire (2006) Ghedin (2012) Lima (2016), Molina (2006), Santos e Moura (2010) dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, baseada na abordagem crítico-dialética, que será realizada em 03 escolas com classes multisseriadas situadas na zona rural do município de Altos no Piauí. Como interlocutores da pesquisa, teremos 01 supervisor pedagógico e 06 professores que atuam nas referidas escolas. A produção dos dados será realizada mediante a utilização de análise documental, entrevista semiestruturada e roda de conversas. Para a organização, sistematização e análise dos dados, utilizaremos a análise de conteúdo fundamentado em Bardin (2009).

Presidente - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo à Instituição - SALOMAO ANTONIO MUFARREJ HAGE - UFPA