Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS FERNANDO RODRIGUES DA SILVA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS FERNANDO RODRIGUES DA SILVA FILHO
DATA: 01/12/2021
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Ciências da Educação/Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: Educador Musical: formação e identidade profissional
PALAVRAS-CHAVES: Formação Inicial Docente. Educador Musical. Identidade Profissional. Curso de Música UFPI.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A Universidade Federal do Piauí, instala em 1977 o curso de Educação Artística através da resolução nº 01/77 CCE/UFPI-CONSUN sendo destaque ao longo de mais de 30 anos a formação de professores em território piauiense com a habilitação para atividade docente em música. A forma como os profissionais estavam sendo identificados, o seu papel no ensino de Arte, a identidade atribuída pelas instituições, pelos pares e principalmente pela sociedade foi colocar em questão, que culminou com uma interpretação de que o perfil do egresso do curso estava ultrapassado pois se considerou que a estrutura curricular se mostrava ineficiente e não atendia às necessidades do mercado de trabalho além de disciplinas e ementas desatualizadas que tinham inclinação a polivalência comprometendo a identidade profissional. O corpo docente que compunha o curso responsável por aquela formação de professores “Educadores Musicais” até então, no ano de 2010 em reconhecimento a necessidade da elaboração de um currículo que considerasse e pudesse se adequar a realidade que estavam vivendo e aos novos paradigmas, elaborou a propostas do Projeto Político Pedagógico do Curso a ser criado de Licenciatura em Música. A mudança afetaria a dimensão individual de como cada futuro Educador Musical construiria sua identidade profissional ao longo desse processo para suas vidas concretas como professores. Neste sentido, partiu-se do seguinte questionamento: como a formação inicial dos Educadores Musicais egressos do curso de música implica na construção da sua identidade docente? Assim, o objetivo geral deste trabalho está voltado em analisar como a formação inicial dos professores egressos do curso de música implica na construção da sua identidade docente. A partir de autores como Dubar (2005), Hall (2000), Honneth (2003), Kaufmann (2003) as questões sobre identidade profissional serão discutidas com maior respaldo teórico. Contamos com o aporte de Formosinho (2009), García (2013), Pacheco; Flores (2000), na busca de compreender conceitos, concepções, princípios, organização, modelos, estrutura dentre outros da formação inicial e para discursão sobre o Educador Musical o referencial do PPP Música (2010), PPC Música (2014), PCN Arte (1999), BNCC (2017), BNCF (2019) tendo-o como centro da pesquisa dando-lhe voz e reconhecendo a indissociabilidade do pessoal e profissional nas relações que são estabelecidas. A abordagem qualitativa para acessar as informações por meio do Memorial de Formação produzidos com 06 (seis) Educadores Musicais egressos do curso de licenciatura em música da UFPI entre os anos de (2015 a 2020) com disponibilidade para participar da pesquisa, atuando como Educador Musical e ter mínimo de 5 anos de atuação na profissão. Com apoio de Bardin (2011) e outras/os pesquisadoras/es assim, os dados produzidos serão organizados, analisados, interpretados e discutidos para elevar o potencial do professor como agente de mudança positiva, dando destaque à sua biografia profissional.

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Externo à Instituição - LUCIANA MARTA DEL BEN - UFRGS