Banca de QUALIFICAÇÃO: KELLY DANIELE SANTOS SILVA BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KELLY DANIELE SANTOS SILVA BRITO
DATA: 27/07/2022
LOCAL: ON LINE
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR REMOTO: um campo de possibilidades formativas?
PALAVRAS-CHAVES: Ensino universitário remoto. Avaliação da aprendizagem. Perspectiva formativa.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa “Formação docente e Práticas educativas” do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) e fundamenta-se no pressuposto ou tese de que o ensino universitário remoto oportuniza processos formativos de avaliação da aprendizagem, em razão das diversas atividades síncronas e assíncronas propostas ao estudante, cujo acompanhamento contínuo pelos professores gera dados para a sua regulação. Esse pressuposto instiga a presente investigação para a seguinte questão-problema: quais as possibilidades formativas são oportunizadas nos processos de avaliação da aprendizagem no ensino universitário remoto, nas diversas disciplinas do Curso de Pedagogia da UFPI/CMPP? Tem como objetivo geral investigar as possibilidades formativas nos processos de avaliação da aprendizagem no ensino universitário remoto, no Curso de Pedagogia da UFPI/CMPP. Especificamente, busca-se caracterizar os processos de avaliação da aprendizagem no ensino universitário remoto; descrever as percepções dos estudantes universitários quanto ao processo de avaliação da aprendizagem vivenciado no ensino remoto; analisar as possibilidades formativas nos processos de avaliação da aprendizagem no ensino universitário remoto. A fundamentação do estudo tem embasamento teórico em documentos oficiais como: Portaria n°544, de 16/06/2020 (BRASIL, 2020), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996), Parecer CNE/CP n. 5/2020 que trata da reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19 (BRASIL, 2020), dentre outros. A temática se fundamenta ainda nos seguintes autores: Saviani e Galvão (2021), Perrenoud (1999), Haydt (2008), Luckesi (2011), dentre outros. Optamos neste estudo pela pesquisa narrativa, método (auto)biográfico, como percurso metodológico que se inscreve nos parâmetros da abordagem qualitativa. Considerando o objeto de estudo, foram aplicados os seguintes instrumentos de produção de dados: entrevista narrativa e roda de conversa. O contexto de desenvolvimento da pesquisa foi a Universidade Federal do Piauí - UFPI/CMPP. Participaram como interlocutores docentes universitários e estudantes universitários. Estabelecemos previamente como critério para a escolha dos interlocutores (professores) selecionar um professor de cada área do currículo do curso. Desse modo, participaram do estudo 6 professores. O critério para escolha dos interlocutores (alunos) considerou a seleção de alunos que se encontram  cursando os períodos 8º e 9º (5 alunos). Em vista do caráter subjetivo da pesquisa, como técnica de análise dos dados utilizamos a análise compreensiva-interpretativa a partir da concepção de Souza (2014).

Presidente - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES