Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANUEL MOURA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMANUEL MOURA COSTA
DATA: 07/10/2022
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: A aprendizagem da docência mediada pela formação ofertada no PARFOR/UESPI
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Aprendizagem da docência. PARFOR-UESPI. Política de formação
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação

O presente trabalho de dissertação tem como objetivo geral investigar as mediações que constituem a aprendizagem da docência no processo de formação inicial do professor dos anos iniciais do ensino fundamental ofertada no PARFOR-UESPI. O estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem como campo empírico os professores da Rede Municipal de Ensino de São João do Piauí-PI egressos do Plano Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica - PARFOR, realizado pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Durante o processo formativo oferecido pelo programa os professores que já atuam em sala de aula têm a oportunidade de se apropriar de conhecimentos historicamente produzidos acerca da atividade pedagógica por meio de práticas educativas que medeiam a aprendizagem da docência. A investigação problematiza o fenômeno investigado neste estudo - mediações que constituem a aprendizagem da docência - a partir da questão central: Que mediações constituem o processo de aprender a docência dos professores egressos do PARFOR/UESPI? Desta forma, como meio de apreensão do fenômeno, recorremos aos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético (MHD), proposto por Karl Marx e da Psicologia Histórico-Cultural, preconizada por Vigotski, Luria e Leontiev, psicólogos soviéticos. Os instrumentos de produção de dados a serem adotados são as cartas pedagógicas e a entrevista reflexiva. Já a análise de dados se dará por meio dos Núcleos de significação, propostos por Aguiar e Ozella (2006; 2013). Os estudos teóricos realizados até o momento evidenciam que os professores têm buscado na oferta formativa do programa um meio de elevação cultural e valorização pessoal e profissional, no entanto, apesar de encontrarem nesta política de formação a oportunidade de ingressar no curso superior, eles relatam as tensões de atuar no duplo papel de aluno e professor, frente ao formato semestral de aulas e a intensa carga de atividades do curso. Os professores reproduzem uma significação comum a todos os trabalhos: foi possível aprender mais sobre diversos temas aos quais a prática educative formal de qualidade exige e aperfeiçoar as práticas pedagógicas.

Presidente - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Externo à Instituição - LUCIANA DE OLIVEIRA ROCHA MAGALHAES - Unitau